Uma das maiores empresas da América Latina hoje em dia é também um dos lugares mais importantes para você comercializar seus produtos: o Mercado Livre. Com milhões de usuários em todo o Brasil, o serviço de e-commerce oferece múltiplas possibilidades para quem quiser começar a vender produtos dentro de sua plataforma.
Neste texto, vamos explicar como você pode usar o Mercado Livre para vender seus produtos – incluindo os tipos de cadastro disponíveis e as taxas pagas em cada tipo de anúncio diferente.
Também vamos falar sobre como fazer o cadastro na plataforma e quais são as vantagens. Vamos lá?
Seções
Mercado Livre é uma empresa de tecnologia focada no comércio eletrônico. Presente em 18 países da América Latina, a empresa, hoje, soma mais de 100 milhões de compradores e 10 milhões de vendedores cadastrados, realizando mais de 35 compras por segundo.
Ela funciona como um marketplace: é um site de compra e venda em que qualquer pessoa pode cadastrar produtos para que as pessoas compradoras façam suas aquisições. No começo das atividades, o Mercado Livre era focado em vendedores ocasionais, mas ao longo de duas décadas, a empresa evoluiu para trabalhar com lojistas profissionais – como é o seu caso.
Nos parágrafos a seguir, vamos compartilhar como você pode começar a vender no Mercado Livre.
Para anunciar seus produtos no Mercado Livre, antes é necessário fazer um cadastro na plataforma. Qualquer pessoa pode fazer o cadastro, uma vez que o site permite Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
Mas há diferenças nos dados solicitados no cadastro de cada uma delas:
Com esses dados em mãos, já é possível entrar no Mercado Livre e começar a vender.
Sim! É possível se cadastrar no Mercado Livre sendo Pessoa Física.
Não necessariamente – a nota fiscal é emitida apenas nos casos em que o vendedor tem um cadastro como Pessoa Jurídica.
Sim. O Mercado Livre tem um programa específico para quem quiser faturar com comissões, recebendo um percentual sobre as vendas conquistadas. Segundo a empresa, esse percentual pode ser de até 16%, dependendo da categoria de produtos.
Se você estiver interessado nessa modalidade, vale a pena visitar o site do Programa de Afiliados.
Para começar, você deve criar uma conta, preenchendo suas informações pessoais, seja como pessoa física ou como pessoa jurídica – que pode ser uma MEI, inclusive, caso você esteja começando.
Após criar sua conta, você será direcionado a uma página inicial, podendo vender pela rede e criar anúncios.
Há um passo a passo a ser seguido para iniciar as vendas na plataforma.
No próximo parágrafo, vamos falar mais sobre os tipos de anúncio e explicar porque essa decisão é tão importante para o seu lucro no Mercado Livre.
Existem três tipos diferentes de anúncios no Mercado Livre, considerando características de exposição no site e custos que cada vendedor tem de pagar.
Como já dissemos, todas as categorias têm uma tarifa de venda; quanto mais caro for o produto, maior é a taxa, de maneira geral. Essa taxa pode ir até 19%, mais um custo por transação, mas há detalhes específicos para cada tipo de cliente.
O importante é que você saiba que o pagamento será intermediado pelo Mercado Pago, e que as tarifas serão descontadas do valor da venda automaticamente.
Há uma infinidade de categorias de produtos que podem ser vendidas no Mercado Livre. A lista abaixo contempla a maioria dos itens que você poderá encontrar no site:
Para ajudar quem tem um negócio a se decidir no que focar no Mercado Livre, a empresa divulgou as categorias mais vendidas no site. Confira a seguir:
Em seu site, a empresa diz que o valor mínimo de um produto à venda no Mercado Livre deve ser de R$ 8 – suficiente para que qualquer lojista possa cobrir os custos de tarifas de venda na plataforma.
De maneira geral, como todo marketplace, o Mercado Livre permite que qualquer lojista possa cuidar dos envios por conta própria. No entanto, a maioria dos vendedores cadastrados na plataforma usa o próprio serviço de gestão logística do Mercado Livre, o Mercado Envios, para enviar seus produtos.
Com ele, quem vende pela plataforma tem alguns benefícios, como maior destaque dos anúncios e frete automatizado. Ele está disponível para todos os produtos anunciados no ML a partir de R$ 79, usando tanto serviços dos Correios quanto de transportadoras parceiras.
As principais vantagens do Mercado Envios são:
Existe uma série de vantagens para quem quer vender pelo Mercado Livre. Entre elas, podemos citar:
Já sabe qual estratégia criar dentro desse marketplace? Então siga o nosso guia e descubra todas as oportunidades que o seu negócio pode alcançar.
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.