A inovação na logística é importante para simplificar e acelerar processos e, com isso, transformar a experiência de envios para empresas e, principalmente, para o público final. Isso porque as pessoas criam diversas expectativas ao aguardar a chegada de um pacote.
Para atender às expectativas de clientes, as inovações no setor de logística têm sido desenvolvidas pelas empresas que atuam na área, seja por meio da tecnologia ou da otimização de processos para que tudo fique cada vez mais ágil, prático e eficiente.
Entenda a relação entre inovação e logística, e fique por dentro de 5 tendências da área que podem revolucionar a maneira de enviar e receber pacotes.
A inovação na logística pode acontecer de diferentes formas e abrange desde mudanças em processos até o uso de tecnologia de ponta.
Atualmente, conforme os recursos tecnológicos se popularizam, a inovação na logística torna-se possível para empresas de diversos tamanhos. Um exemplo é o GPS, que poderia ser um equipamento caro anos atrás e, hoje, é utilizado até no celular.
Com o GPS e aplicativos de mapas que usam a tecnologia, as entregas se tornam mais rápidas e eficientes, pois a ferramenta é capaz de indicar trajetos mais curtos e rápidos, o que contribui para acelerar entregas e economizar combustível, por exemplo.
Além disso, se antes a inovação estava restrita a companhias com dinheiro suficiente para grandes operações logísticas, hoje é possível aproveitar tecnologias e ferramentas digitais por meio de empresas parceiras que tenham essa expertise.
A Loggi, por exemplo, conecta pessoas e negócios que queiram enviar e receber pacotes em todo o Brasil, e parte disso é feito por meio de parcerias com profissionais especializados em entregas. Não à toa, foi considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil pela Forbes, ainda em 2020.
Uma inovação que tem se popularizado é o envio de encomendas no mesmo dia de compra, também chamado no mercado pelo termo em inglês “same day delivery”.
Isso é possível quando pedidos são realizados até um determinado horário, quando o objeto a ser entregue está na mesma cidade ou próximo ao destinatário final e, em alguns casos, a entrega é realizada no começo da noite.
Essa tendência tem sido seguida por diversas empresas a partir da implantação da inovação na logística criada pela Amazon. Entretanto, geralmente a entrega no mesmo dia não é possível em feriados, finais de semana ou no caso de objetos que estão distantes do destino final.
Algumas empresas disponibilizam para pessoas que compram em suas lojas virtuais a possibilidade de retirar a compra em pontos de coleta. Isso é comum acontecer quando, por exemplo, o negócio também possui lojas físicas.
Além disso, outra tendência são os armários que empresas de logística ou lojas oferecem em pontos estratégicos de uma localidade. Também chamados de lockers, esses armários ficam fechados, e quem comprou o produto pode retirá-lo no local após informar um código de acesso, por exemplo.
Esse recurso pode ser útil em casos de pessoas que não conseguiriam receber a mercadoria em casa ou que preferem retirar o produto em outro local de sua escolha, em vez de recebê-lo em determinado endereço.
Outra inovação que tende a ganhar força na logística é a entrega antecipada, que utiliza sistemas que permitem retirar um produto do estoque antes de uma compra ser fechada. Esse recurso usa algoritmos e informações de clientes para acelerar a entrega.
Com isso, uma empresa conseguiria prever a chance de alguém fechar uma compra e, enquanto isso não acontece, enviar um pacote para um centro de distribuição, mais próximo do destino final. E assim que alguém finalizar a compra, seria possível receber o produto com um tempo mais curto em comparação com uma encomenda que ainda se encontra na base de origem. A ação aumenta a satisfação das pessoas ao receber suas compras antes do previsto.
Os drones também são uma inovação que tem transformado o setor logístico. Esses veículos aéreos de pequeno porte podem transportar caixas, pacotes e outros objetos menores por alguns quilômetros, e tem potencial para baratear custos logísticos.
A entrega por drones tem sido testada em algumas regiões por empresas como a Amazon nos Estados Unidos, e necessita de autorizações especiais relacionadas a tráfego aéreo para ser utilizada.
Mesmo assim, já é possível encontrar exemplos de seu uso no envio e recebimento de objetos. A empresa Zipline, por exemplo, utilizou os equipamentos para enviar vacinas contra a COVID-19 em regiões de floresta ou de difícil acesso no continente Africano.
Por fim, os veículos autônomos também têm potencial para serem cada vez mais usados na logística. Essa tecnologia contribui para aumentar o controle e direção de um veículo por meio de recursos como sensores e inteligência artificial.
De acordo com o Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes da Universidade de Campinas (Unicamp), entre as vantagens do uso de veículos autônomos no setor logístico, estão:
Por meio de uma malha logística ampla e regionalizada, e tecnologia que te conecta de ponta a ponta, a Loggi possibilita que você tenha acesso a entregas ágeis e com menor custo. Quer se conectar com todo o Brasil?