Início / Gestão

Como transformar o WhatsApp em um canal de vendas

Uma mulher preta, com black power e um sorriso no rosto, fala ao celular enquanto segura alguns cadernos em uma das mãos.

O WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens usado no Brasil e aproveitá-lo como canal de vendas é uma grande estratégia para impulsionar seu e-commerce. Aprenda a usar essa ferramenta que em 2022 teve mais de 127 milhões de usuários brasileiros e tende a crescer a cada ano , ao seu favor na hora de divulgar o seu produto ou serviço.

WhatsApp como canal de vendas: por onde começar?

Antes de começar a usar o WhatsApp como canal de vendas, é importante organizar a forma que isso será feito. É interessante usar o WhatsApp Business para ter uma boa organização do fluxo de clientes, além de identificar o número como o de uma empresa e ter recursos importantes, como mensagens automáticas, por exemplo. 

Além disso, é importante garantir que a identidade visual da marca esteja representada na foto de perfil, além de uma descrição e, caso necessário, algumas mensagens padronizadas que respeitem o tom de voz da empresa. Elas podem responder dúvidas, adiantar atendimentos, oferecer catálogos com produtos, entre tantas outras possibilidades. 

A seguir, entenda como funciona a instalação e configuração o WhatsApp Business: 

  1. Baixe o aplicativo na Play Store ou na App Store;
  2. Confirme seu número: No WhatsApp Business, o número pode ser de celular ou de telefone fixo;
  3. Crie uma conta com nome comercial, defina a categoria da sua empresa e escolha uma foto de perfil
  4. Ative sua conta como perfil comercial, ao clicar em “Configurações”.

Vale lembrar que o WhatsApp tem conta com uma Central de Ajuda com diversas informações sobre configurações e modelos de uso, então caso você tenha alguma dúvida, é só consultar a página e seguir os passos indicados.

Quais os benefícios de usar o WhatsApp Business?

Existem diversas funcionalidades que o WhatsApp Business proporciona e fazem toda a diferença para a divulgação do seu negócio, além de terem impacto positivo na experiência do cliente. Com essa plataforma, você pode:

ícone que representa um link de internet
Criar um link curto:
É uma forma rápida dos seus clientes serem direcionados ao seu canal de vendas. Esse recurso é útil, pois pode estar no site da empresa, assim como nas outras redes sociais.
Gerar mensagens automáticas:
As ferramentas de mensagens são ótimas para criar mensagens de saudação, ausência ou respostas rápidas para perguntas frequentes. 
ícone que representa uma página de texto
Oferecer um catálogo:
Esse recurso possibilita que os produtos sejam exibidos em um catálogo precificado e organizado. 
ícone que representa de forma abstrata 3 pessoas
Categorizar clientes:
A ferramenta “Etiquetas” ajuda na organização das conversas. Por exemplo: você cria uma categoria "Pagamentos pendentes”, para saber com quais clientes entrar em contato. 

Passar o dia digitando no celular pode ser extremamente cansativo. Por isso, uma opção muito útil que o WhatsApp fornece é o WhatsApp Web. Você entra no site e após escanear o QR Code, você consegue manter esse canal de vendas no próprio computador, tornando esse processo mais confortável. Além disso, você também pode baixar o WhatsApp no Windows e tornar o acesso ainda mais automatizado.

Quais cuidados tomar com clientes ao usar o WhatsApp como canal de vendas?

Uma mulher preta, usando óculos e cabelos soltos, veste uma camisa laranja e sorri enquanto mexe no celular. O ambiente em que ela está é um escritório, onde podemos ver plantas ao fundo e o corredor pra o elevador.

O WhatsApp é uma rede social muito pessoal e por isso, existem alguns cuidados que fazem toda a diferença na hora de abordar seu público propondo um serviço ou produto. A seguir, compartilhamos algumas dicas para garantir uma experiência satisfatória para as pessoas que interagem com você no momento da divulgação da sua marca:

  1. Peça permissão: As empresas devem pedir autorização para o uso de dados de seus clientes e por isso, é importante ter a permissão deles antes de ter esse contato pelo WhatsApp. Isso pode ser feito no momento do cadastro, quando o usuário adicionar o seu número no registro. 
  2. Evite vender exageradamente: Bombardear o consumidor com mensagens, promoções e divulgações pode não convencer o cliente a comprar, mas sim bloquear o número ou cancelar a relação comercial, visto que mensagens em demasia podem acabar se tornando maçantes e desagradáveis. 
  3. Aproveite os deedbacks: Outro benefício do WhatsApp é que ele é um canal de vendas aberto à comunicação do cliente, e por isso muitos feedbacks podem ser enviados. Não ignore! Aproveite, agradeça e demonstre interesse em atender as sugestões e necessidades que o consumidor tem isso impactará na percepção que cada cliente tem. Além disso, outras métricas podem ser usadas nesse momento, como medir a velocidade que os clientes respondem, assim você compreende se o WhatsApp é mesmo a melhor plataforma para realizar esse tipo de abordagem.

Como manter as mensagens padronizadas e adequadas?

Quando usamos o WhatsApp como canal de vendas, é importante manter um tom de voz que respeite a proposta da marca e, ao mesmo tempo, aproxime o cliente. Alguns cuidados especiais que você deve tomar ao abordar os consumidores via mensagens no WhatsApp:

  • Horários: Muitas vezes, os clientes acabam respondendo um primeiro contato em horários não comerciais e pela ansiedade de dar uma resposta rápida, acabamos enviando mensagens em momentos que não são apropriados. Defina horários e garanta o profissionalismo em todos os canais de vendas usados. 
  • Mantenha uma relação profissional: Por ser muito usado no dia a dia, o Whatsapp pode despertar o instinto de escrever mensagens mais informais, com abreviações e sem muitas preocupações com o tom da mensagem. Contudo, é importante lembrar que enquanto canal de vendas, as relações dentro do WhatsApp devem ser mantidas de forma respeitosa e comercial. Ainda assim, é interessante sempre buscar soar amigável e neutro, pois dessa forma, garante uma humanização e aproximação com o cliente. 
  • Organize uma agenda de conteúdos: Uma ideia para garantir a padronização dos conteúdos é manter um planejamento do que e quando será abordado nas mensagens. Dessa forma, você consegue não só ter um controle do que será divulgado, mas também uma visão melhor de como tornar a comunicação o mais homogênea possível.

O WhatsApp é uma grande oportunidade para canal de vendas de pessoas que estão começando a empreender e querem utilizar plataformas mais simplificadas, assim, vale a pena investir tempo para conhecer mais sobre a plataforma para que o seu e-commerce seja impulsionado e a relação com os clientes seja desenvolvida de forma eficaz, aumentando as chances de fidelização.

E quando o assunto é aplicativo, o WhatsApp não é a única ferramenta que pode ampliar as vendas do seu negócio. Com o Loggi Fácil, o novo serviço de entregas da Loggi, você pode, em poucos cliques agendar o envio das suas mercadorias para qualquer lugar do Brasil. Que tal testar agora?

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: