Início / Logística

Serviço de Transporte: o que é e quais são os tipos?

Mulher de cabelos grisalhos vestindo uma camisa azul, sentada em um sofá cinza claro, abrindo uma caixa parda retangular.

Os serviços das transportadoras estão presentes em diversas áreas e ajudam pessoas e empresas a fazer entregas de forma eficiente

O serviço de transporte é fundamental para as mais diversas áreas e ajuda pessoas e empresas a enviar e receber milhares de itens. Apenas na Loggi, são movimentados mais de 400 mil pacotes todos os dias, por exemplo. 

Só que nem todo mundo sabe o que são, os tipos que existem e como escolher o melhor serviço para as suas necessidades, seja você uma pessoa física que começou a empreender agora ou mesmo uma empresa já estabelecida. 

Esses e outros grupos sempre precisam, em algum momento, de parceiros logísticos de confiança que realizarão um trabalho de qualidade para garantir não apenas a entrega de produtos e outros pacotes, mas principalmente para fazê-la no menor tempo possível e sem nenhum problema que cause avarias ao item a ser entregue.

A seguir, saiba mais sobre os serviços de transporte, os principais tipos existentes no mercado e para quem esse trabalho é voltado. Veja ainda, o que é necessário observar para escolher uma empresa de transportes de qualidade, que terá toda a atenção para entregar aquilo que você quer com cautela e no menor prazo.

O que é um serviço de transporte?

Um serviço de transporte é aquele que consiste na retirada, transporte e entrega dos mais diferentes tipos de produtos. Essa modalidade de serviço existe para permitir o deslocamento de mercadorias, itens pessoais e quaisquer outros objetos entre 2 ou mais pontos.

Esse transporte pode ser realizado em curtas, médias ou longas distâncias, utilizando o mesmo meio de transporte ao longo de todo o trajeto ou outros tipos, como no caso do transporte multimodal, que recorre a diferentes meios para levar itens entre origem e destino final.

Empresas especializadas em transporte e logística realizam esse serviço e usam toda a sua experiência e recursos físicos para fazer entregas de maneira eficiente. Isso significa facilitar ao máximo a vida de quem deseja enviar pacotes e, também, de quem irá recebê-los. Essas empresas são chamadas de transportadoras.

O que é uma transportadora?

Transportadoras são empresas especializadas em transporte de objetos, produtos, mercadorias, pacotes e outros itens que devem sair de um determinado local e chegar em outro. 

Compradores e e-commerces, por exemplo, além de terem a expectativa de que seus produtos cheguem o mais rápido possível, também esperam que durante o processo não haja avarias ou extravio. Para assegurar uma entrega com qualidade, ao contratar uma transportadora, é imprescindível saber se a empresa entende a importância de realizar entregas com atenção, cuidado e agilidade

Para isso, o serviço logístico avaliará a melhor maneira de coletar o pacote (caso ofereça essa atividade) e/ou transportá-lo até seu destino final, para que chegue em perfeitas condições ao destinatário. Logo, uma transportadora é a empresa responsável por atender quem deseja fazer entregas. Também é ela a responsável por traçar as melhores rotas, disponibilizar serviços de rastreamento e, por fim, confirmar a entrega.

As empresas de transportes podem atuar com os mais diversos tipos de serviços, cada um com características específicas. Assim, é possível contar com o apoio especializado em diversos campos de atuação, o que eleva a qualidade das entregas.

Quais são os tipos de serviços de transporte?

Homem branco vestindo uma camisa pólo e boné azuis entregando uma caixa parda, que foi retirada de uma van branca, nas mãos de uma mulher branca. Um exemplo de serviço de transporte.
Ícone Loggi representando um caminhão.
Transporte de carga geral
O transporte de carga geral é um dos mais comuns e envolve cargas que não demandam cuidados especiais para coleta, transporte e entrega. É o caso, por exemplo, de encomendas de e-commerce ou pacotes de tamanho pequeno e médio que podem ser transportados via moto, carros comuns, vans ou mesmo caminhões.
Ícone Loggi de entrega sendo uma carrinho de entrega preto com uma caixa azul.
Transporte de encomendas
O transporte de encomendas tem relação com a coleta de um item no seu local de origem e seu deslocamento em direção ao destinatário final. Nesse caso, existe atenção especial para o prazo de entrega, pois muitas vezes é estabelecida uma previsão de data para o objeto chegar às mãos de quem o aguarda. É o caso de compras online que permitem o acompanhamento do processo de entrega.
Transporte de mudanças
O transporte de mudanças é aquele realizado, geralmente, por empresas específicas ou profissionais que auxiliam no transporte de móveis, itens pessoais, eletrodomésticos ou materiais de escritório.
Transporte de cargas perigosas
No caso desse transporte, o processo de entrega envolve produtos que exigem ainda mais cuidado durante processos de retirada, manuseio, deslocamento e entrega. Tudo isso para não trazer riscos aos envolvidos no transporte e terceiros. Produtos inflamáveis, substâncias químicas, solventes, gases e mesmo tintas são alguns exemplos de cargas consideradas perigosas caso não sejam manuseadas adequadamente durante o transporte. Esse tipo de serviço é executado por empresas especializadas, que obedecem a uma série de regras e diretrizes, como a Resolução Nº 5.848/19.
Transporte de cargas frigoríficas
O transporte de cargas frigoríficas é aquele especializado em produtos perecíveis, congelados e outros itens que necessitam de refrigeração durante o deslocamento. Os veículos usados nesse transporte devem contar com recursos que garantam a conservação das cargas em temperaturas baixíssimas. Caso contrário, a carga pode ser perdida e trazer prejuízos para quem embarca os produtos e para quem os recebe. Uma rede de supermercados precisa contar com veículos específicos para cargas frigoríficas quando realiza a compra de laticínios, por exemplo. Esses veículos garantirão que os produtos cheguem de forma segura, e principalmente, em bom estado de conservação, para então serem colocados à venda.
Transporte de cargas de grande porte
Empresas especializadas no transporte de cargas de grande porte são aquelas que lidam com itens fabris, maquinário agrícola ou de obras, e outros itens que não podem ser transportados de maneira dividida, também chamados de cargas excepcionais e indivisíveis. Essa modalidade de transporte é fundamental para indústrias e empresas de grande porte que necessitam de equipamentos para suas atividades. Logo, o transporte deve ser feito com muito cuidado e com equipes treinadas. Neste modelo de transporte, é muito comum o uso de veículos especiais, como carros de escolta e batedores, que assegurem a conservação da carga e diminuam as chances de danos a terceiros ou ao patrimônio durante o deslocamento em vias públicas.
Ícone Loggi para produtos farmacêuticos, sendo três comprimidos de remédios em formatos variados.
Transporte de produtos farmacêuticos
O transporte de produtos farmacêuticos é aquele relacionado a insumos, medicamentos e outros itens voltados para a indústria farmacêutica. O preparo e cuidado relacionado a esse transporte é tão importante que existe legislação específica para ele. É o caso de resoluções como a Nº 304/19, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Nº 5.848/19, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Pode acontecer do insumo ou determinados materiais farmacêuticos também serem considerados cargas perigosas, por isso é importante ter atenção para as regras e legislação desses 2 tipos de transporte.
Transporte de cargas fracionadas
Empresas e transportadoras de cargas fracionadas são aquelas que podem transportar diferentes pacotes e itens em um mesmo veículo, desde que eles tenham características parecidas e não sejam produtos químicos ou perigosos. É o caso, por exemplo, de vans que realizam entregas de produtos comprados em lojas online. Nesses carros, são transportados itens de tamanhos, características e destinos diferentes, porém, todos são mercadorias de uso doméstico.

Para quem se destina o serviço de transporte?

Os serviços de transporte podem ser utilizados por qualquer pessoa e empresa de acordo com o seu ramo de atividade e, também, com as características daquilo que deverá ser entregue. Portanto, podem contratar uma transportadora:

  • Fábricas e fornecedores de matéria-prima ou de produtos que serão utilizados por outras empresas para a fabricação de mercadorias;
  • Distribuidoras que auxiliam no transporte de produtos no atacado ou varejo;
  • Lojas virtuais que querem realizar entregas para clientes nos mais diversos destinos;
  • Lojas físicas que recebem mercadorias ou enviam produtos aos clientes;
  • Vendedores autônomos que desejam mandar encomendas;
  • Consumidores em geral, que fazem compras, recebem pacotes ou querem enviar um determinado item para outras pessoas ou empresas.

Como escolher o melhor serviço de transporte

Mulher negra sentada em uma mesa de madeira, com um notebook aberto em sua frente, com a cabeça apoiada na mão direita e parecendo pensativa.

Diferentes tipos de transporte exigem serviços especializados pois, como vimos, existe uma série de cuidados e regras que envolvem essa área. Escolher a empresa ideal para o que você precisa é fundamental para garantir entregas de qualidade.

Pequenas e médias empresas, lojistas, quem trabalha de maneira informal, e mesmo quem é pessoa física precisa observar quais aspectos farão a diferença na qualidade do serviço. Ao prestar atenção nesses pontos, você diminui as chances de pacotes serem extraviados ou sofrerem danos que afetam a confiança e relacionamento com clientes ou com quem receberá o item.

Entenda como escolher o melhor serviço para transporte:

Ícone Loggi representando uma sacola em traços pretos e um coração azul no meio.
Segurança do produto
Pacotes e itens de valor financeiro ou emocional devem ser transportados de forma segura para evitar perdas que trarão grandes prejuízos tanto para quem quer enviar um objeto quanto para quem aguarda ansiosamente pela sua chegada. Por isso, é importante buscar empresas de transporte que sejam confiáveis e que tenham estrutura tecnológica suficiente para garantir que a entrega seja realizada de maneira segura, sem expor o pacote a riscos de danos e perdas.
Ícone Loggi representando prazo de entrega sendo um caminhão em traços pretos com um relógio azul na parte de cima do baú.
Agilidade de entrega
O prazo de entrega é outro aspecto essencial quando falamos em serviços de transporte. Afinal, tanto quem manda quanto quem recebe um objeto quer que a entrega seja feita no mínimo de tempo possível. Logo, contar com a parceria de uma empresa de transportes que realize entregas no menor prazo disponível representa um diferencial importante, especialmente no caso de quem trabalha com vendas, uma vez que enviar com agilidade conta muito no relacionamento com a clientela.
Credibilidade da transportadora
A credibilidade da empresa que prestará serviços de transporte traz mais tranquilidade para quem vai contratá-la. Em vez de optar por nomes que são desconhecidos ou não têm recomendações, busque quem possui experiência e estrutura logística ampla para que os itens que você deseja enviar sejam entregues em qualquer lugar do Brasil. Ao mesmo tempo, é importante escolher uma empresa que disponibilize recursos de ajuda, atendimento e rastreamento, que permitam tirar dúvidas e acompanhar todo o processo de entrega.
Rastreamento
Por falar em acompanhamento, é importante contratar uma empresa que ofereça o recurso de rastreamento. Isso traz previsibilidade, o que diminui a ansiedade da pessoa destinatária. Imagine a inquietação de alguém que fez uma compra pela internet e quer que o produto chegue logo. Com o rastreamento, essa pessoa consegue ter uma previsão de entrega e, também, acompanhar cada etapa. Assim, ela saberá quando o produto chegou em determinado ponto ou centro de distribuição ou se já saiu para entrega. Isso a ajudará a se planejar para receber o tão aguardado pacote.
Ícone Loggi respresentando preço sendo um cifrão azul dentro de um círculo presto quase completo.
Economia no frete
O preço faz a diferença na hora de escolher uma empresa de serviços de transporte. Afinal, o valor do frete importa tanto para consumidores finais quanto para lojistas e empresas em geral, que precisam economizar o máximo possível para não comprometer o orçamento. Ao mesmo tempo, é essencial observar a qualidade do serviço prestado para não ter dores de cabeça com extravios ou danos aos pacotes que devem ser entregues. Isso quer dizer que nem sempre a transportadora mais barata é a melhor para você. Mesmo assim, é possível economizar no valor do frete e ainda receber atendimento de uma empresa com experiência, que executará a entrega com o cuidado e a agilidade que os seus produtos merecem. Dessa forma, o preço será justo e caberá no seu bolso.

Começou a empreender ou sua empresa cresceu e precisa de uma parceira nas entregas? A Loggi é o jeito mais prático do seu pacote chegar em qualquer lugar do Brasil.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: