Há alguns anos, a Black Friday é a maior data do e-commerce no Brasil, superando, eventos como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. É um momento em que a competição no mercado aflora, mas alguns diferenciais podem mudar seu negócio de patamar – e um deles é a logística.
Responsável por fazer os pedidos das pessoas saírem das lojas e chegarem até o destino, a logística na Black Friday é um elemento do qual você não pode se descuidar se quer garantir um aumento na aquisição de clientes fiéis. Afinal de contas, todo mundo que faz uma compra espera recebê-la rapidamente, em segurança e bom atendimento.
Nem sempre isso acontece, mas as lojas com uma boa logística são capazes de se destacar da concorrência e atrair mais clientes. É uma área que você pode contar com apoio da Loggi, mas também precisa de preparo dentro de casa.
Nesse texto, vamos falar mais sobre algumas ideias e ajustes que você já pode começar a fazer para se dar bem na Black Friday deste ano.
A logística é um fator de extrema importância para a Black Friday. Afinal de contas, não é apenas um período de grande volume de vendas, como também é cercado de expectativas por consumidores, que desejam receber seus produtos rapidamente.
Essa pressa aumentou ainda mais durante o período de pandemia, quando as pessoas tiveram de ficar mais tempo em casa e se acostumaram com a dinâmica do comércio eletrônico. Além disso, o senso de urgência também aumentou, impondo cada vez mais pressão a quem tem uma loja ou comércio.
Às vezes, prometer uma entrega mais rápida ou frete grátis pode fazer o público optar pela sua loja. No entanto, se os prazos não forem cumpridos, essas pessoas podem se tornar detratoras do seu negócio, falando mal da sua marca.
Assim, é importante ter uma logística capaz de cumprir o que promete. Para isso, é necessário ter um bom planejamento para atrair a clientela de maneira razoável, realizar boas vendas e fazer as entregas conforme o combinado. Mais do que apenas um motivo para evitar dor de cabeças futuras, uma boa logística pode ajudar até a fidelizar clientes para sua marca.
Existem muitas áreas nas quais é importante prestar atenção na logística durante a Black Friday. Aqui, vamos ressaltar alguns pontos vitais para você se preparar no seu planejamento.
A compra de um item não acaba no pagamento, mas sim na entrega. Ser capaz de enviar os pedidos com rapidez e segurança é algo que pode fazer a diferença no longo prazo. Assim, utilize prazos de entregas realistas: é melhor vender um pouco menos, mas entregar todas as encomendas, do que vender mais e deixar seus consumidores na mão.
Problemas e acidentes acontecem, de maneira que só ter um prazo realista não funciona. É também muito importante investir em atendimento de qualidade para o cliente. Ficar à disposição para contatos e resolução de problemas é uma boa forma de responder a situações imprevistas e inesperadas.
Além disso, ter a possibilidade de rastreamento das entregas é outra ferramenta que pode ajudar sua marca a se destacar. Afinal de contas, se algo de errado acontecer, essa funcionalidade permite que você se adiante e informe o problema à clientela, bem como interfira de forma cirúrgica para corrigi-lo.
Cada vez mais, as pessoas buscam a opinião de outras na internet para saber se uma loja, marca ou e-commerce é confiável. Muitas vezes, elas fazem isso no Google, em plataformas como o Reclame Aqui e no próprio site dos-ecommerces.
Além da qualidade dos produtos, muitas análises e comentários falam da experiência de logística, incluindo a pontualidade da entrega e o cuidado com embalagens. Nada mais desagradável, por exemplo, que comprar algo feito com vidro e esse material chegar quebrado.
Na Black Friday, data em que muitos consumidores podem conhecer sua empresa pela primeira vez, ter boas avaliações é fundamental para remover dúvidas e desconfiança. Assim, preste atenção em como sua empresa está avaliada nessas plataformas e busque corrigir os problemas e reclamações existentes.
Além dos fatores de preocupação que comentamos acima, há diversas atitudes que você pode tomar e tarefas a se fazer para preparar seu negócio para a Black Friday deste ano, especialmente no que diz respeito a logística. É disso que vamos falar agora.
Sem um bom planejamento, é difícil lucrar na Black Friday. Um bom trabalho começa com a organização do estoque, saber o que você terá à disposição dos consumidores para fazer promoções e descontos. Além disso, vale fazer uma pesquisa de mercado para entender e encomendar antecipadamente:
Além disso, vale a pena conversar com fornecedores para prever como será o aumento da demanda e garantir que você não arriscará ficar com mercadoria faltando.
Não basta apenas ter mercadorias sobrando para lidar com o aumento da demanda. É preciso treinar seu time e preparar seus sistemas para conseguir lidar com um volume de pedidos acima do normal. Vale a pena entender as habilidades do time e perceber se falta alguma habilidade específica que não te faça perder vendas – como, por exemplo, a capacidade de embalar os produtos rapidamente para o envio.
Já falamos de estoque, mas é bom aprofundar aqui: antes da Black Friday, o ideal é que você faça um inventário minucioso do que tem ou não no seu estoque. É um passo importante para saber como lidar com a alta demanda e evitar perdas e desperdício. Além disso, é um momento oportuno para oferecer descontos em produtos parados há algum tempo, que estejam prejudicando seu capital de giro.
O controle do estoque também é um passo importante para determinar a rapidez com que você consegue embalar e despachar os pedidos para a clientela. Ter um prazo realista é importante para não frustrar as expectativas do seu público.
Além disso, ajuda a ter valores de frete amigáveis – hoje, já se sabe que o frete alto pode fazer muita gente desistir de comprar na sua loja. Isso é ainda mais dramático em promoções, porque não compensa comprar um produto abaixo do preço se o custo da entrega for alto.
Também fica aqui a lembrança de que é importante contar com bons parceiros de logística, que tenham preço justo e compromisso para realizar a entrega dos pedidos com segurança – como na Loggi.
Além de entregar os pedidos rapidamente e com frete e preços amigáveis, é preciso também cuidar das embalagens. Mais do que apenas um enfeite, as embalagens têm o papel de impedir avarias, quebras e outros danos. Lembre-se: produtos que chegam danificados ao destino precisam ser trocados e devolvidos, o que não só aumenta os custos como também frustra as expectativas do público. Por isso, toda atenção é necessária no momento de preparar a mercadoria para envio.
Outro ponto importante da logística que vale a pena investir é o chamado pós-venda. Ter um parceiro logístico que possa dar suporte para o cliente, contando com rastreamento das cargas, é algo que pode deixar todo o processo de pós-venda muito mais tranquilo. Na Loggi, por exemplo, todos os nossos clientes contam com a funcionalidade de rastreio, que pode ser compartilhada para o consumidor final.
Apesar de não ser desejável, trocas e devoluções de produtos acontecem. Por isso, é importante que seu negócio esteja preparado para a devolução de produtos, de forma rápida e simples. Para isso, vale a pena definir processos para a logística reversa, determinando se a coleta do produto acontecerá:
A logística é só um dos elementos que você precisa considerar, para se dar bem na Black Friday 2023.
Abaixo há uma lista cheia de itens, que você pode adotar como um manual de preparativos para a maior data do e-commerce no Brasil:
Temos certeza que, seguindo essas dicas, você terá muito sucesso na Black Friday 2023.
Vale lembrar: a Loggi realiza entregas de mercadorias para MEIs, autônomos, PMEs com a mesma capacidade e segurança realizada para os grandes players do mercado.