Início / Gestão

TikTok: saiba como a rede social pode ajudar seu negócio.

Uma mulher de cabelos curtos e branco, usa óculos e veste uma camisa cinza e calça jeans escura. Ela está de costas para uma grande janela e segura um celular enquanto sorri, como se estivesse consumindo algo do TikTok.

Se você usa a internet no seu cotidiano, é muito difícil que nunca tenha sido encontrado um vídeo curto, de edição ágil, com a marca d’água do TikTok. Afinal de contas, a rede social de vídeos criada pela empresa chinesa Bytedance é, há três anos, o aplicativo mais baixado no mundo, de acordo com a consultoria americana Apptopia. Só em 2022, foram mais de 600 milhões de downloads em todo o mundo! 

Mais do que vídeos divertidos, porém, o TikTok é um lugar cada vez mais importante para o consumo: uma pesquisa recente feita pela consultoria Opinion Box afirma que 41% das pessoas no Brasil usam a rede para acompanhar vídeos de marcas e empresas que gostam. É uma oportunidade clara para quem deseja atrair mais públicos para seus produtos e serviços. 

Por conta disso, resolvemos escrever esse texto, que vai ajudar você a entender como usar o TikTok na sua estratégia. Vamos falar um pouco sobre porque o serviço é popular, como ele é usado na publicidade, porque o entretenimento é tão importante dentro da plataforma e também mostrar algumas tendências dentro da rede. Vem com a gente!

Por que o TikTok faz tanto sucesso? 

A imagem foca em um celular que grava duas mulheres produzindo um vídeo para o TikTok. Pela câmera do celular é possível ver as duas moças, ambas amarelas. Uma está com blusa cor mostarda, cabelo preso e calça cinza. A outra, de cabelos soltos, veste uma blusa azul, camiseta branca e calça jeans escura.

Lançado em 2016, na China, o TikTok é uma rede social que permite a qualquer pessoa assistir e também publicar vídeos curtos – o limite máximo de tempo de uma publicação é de 10 minutos, mas a maioria dos vídeos varia entre 10 e 90 segundos. Nesse espaço curto de tempo, muita gente aproveita para fazer piadas, dancinhas, receitas e, claro, também exibir seus produtos de maneiras inovadoras e criativas. 

Assim como em outras redes sociais, é possível seguir não só contatos próximos, mas também influencers digitais – pessoas donas de um humor característico, que faz muita gente engajar com o TikTok. 

A funcionalidade de compartilhar conteúdos da rede em outras plataformas, mas mantendo a marca d’água do TikTok, é outro atributo que faz o aplicativo da Bytedance ser muito popular hoje em dia. 

Outro fator de popularidade do TikTok é a forte identificação que esse aplicativo tem com pessoas mais jovens, como quem faz parte da chamada Geração Z (considera pessoas nascidas entre 1998 e 2010). É um público que adora assistir a vídeos, especialmente quando eles são engraçados ou informativos. 

Mais do que apenas passar tempo assistindo a vídeos no TikTok, muitas pessoas jovens também usam o aplicativo como sua fonte de informação, usando o serviço para pesquisar sobre temas variados em vez de usar o Google, como pessoas mais velhas costumam fazer. A informação é do próprio Google: segundo a empresa, 40% dos indivíduos da Geração Z fazem pesquisas primeiro pelo TikTok, justamente pela natureza “visualmente rica” dos vídeos, como ressaltou recentemente Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior da gigante americana. 

Outra característica do TikTok é o uso de hashtags, aquelas palavras com # no começo que ajudam a identificar um conteúdo. Utilizar hashtags em suas próprias publicações é outra forma de tornar um vídeo mais popular e ser descoberto por quem ainda não conhece sua marca. 

Saiba por que o TikTok é diferente de outras redes sociais 

Engana-se quem pensa que o TikTok é muito semelhante a outras redes. Se no Instagram, no Facebook ou Twitter, o que faz um conteúdo se tornar popular é o número de pessoas que seguem uma determinada conta, no TikTok essa equação é um pouco mais difícil de resolver. 

Um dos motivos para isso é o algoritmo de recomendação de conteúdos do TikTok, conhecido como For You. Capaz de aprender com os gostos de cada usuário ou usuária, esse sistema é o que determina os vídeos que serão sugeridos na tela toda vez que alguém abrir o aplicativo. Assim, quem gosta de futebol poderá receber vídeos de esportes, mas quem se interessa por receitas pode só ser impactado por conteúdos sobre comidas e bebidas. 

Mais do que apenas o número de seguidores, o algoritmo leva em consideração os interesses dos usuários. Assim, um conteúdo pode atrair milhões de pessoas mesmo se for publicado por uma conta pouco seguida dentro da plataforma. 

Além disso, o TikTok é costumeiramente dominado por tendências – as chamadas “trends”, que são uma linguagem específica de se fazer um vídeo. As trends podem surgir de diversas formas, como ao utilizar um vídeo ou áudio como ponto de partida para a produção de conteúdo. Muitos desses “pontos de partida” são trechos de filmes e programas de TV ou imagens divertidas que circulam pela internet. 

Como o TikTok mudou a forma de criar conteúdo

Com tanto sucesso e influência ao longo dos últimos anos, é até difícil pensar em como era a produção de conteúdo antes do TikTok. Mas é importante lembrar: no começo de 2010, vivemos uma transição de redes sociais baseadas em texto, como Orkut e Twitter, para redes sociais baseadas em fotos, como o Facebook e o Instagram. O TikTok, porém, acelerou essa dinâmica ao fazer as pessoas assistirem cada vez mais a vídeos curtos. 

Mais do que só a duração, o uso de efeitos de edição e de filtros que alteram as imagens – seja interferindo no rosto das pessoas ou em tudo o que é captado na tela – também alteraram a lógica da produção de conteúdo. 

Outro fator que mudou com a chegada do TikTok foi a presença da música e dos efeitos sonoros: muitas vezes, é o som que faz um vídeo se tornar divertido ou engraçado, tornando-o mais um aspecto a ser considerado por quem produziu o conteúdo. 

Além disso, com a criação das trends, o TikTok criou duas corridas: a primeira é para saber quem consegue produzir diferentes conteúdos a tempo de surfar uma boa onda. E a segunda, mais intensa, é a de conseguir criar um conteúdo capaz de gerar uma tendência por si só – algo perseguido não só por criadores de conteúdo, mas também por marcas. 

Os impactos do TikTok na publicidade – e também no seu negócio!

Publicidade é uma forma de chamar a atenção para o seu negócio – muitas vezes, pagando para ocupar um espaço e cativar os olhos e ouvidos das pessoas. Na internet, a disputa pela atenção das pessoas é uma das batalhas mais intensas, e por isso, o TikTok tem um enorme impacto na publicidade. Afinal de contas, a propaganda segue o rumo da atenção das pessoas. 

Ao mesmo tempo, inserir anúncios ou falar sobre marcas dentro de conteúdos que são muito visualizados é uma das formas mais fáceis que criadores de conteúdo encontraram para faturar com suas ideias. Sendo assim, o TikTok é um campo aberto para empresas que desejarem fazer parcerias com influencers ou mesmo que queiram criar seus próprios conteúdos. 

Além disso, a própria linguagem do TikTok afeta a linguagem da publicidade: se o que chama atenção das pessoas são vídeos curtos, de edição ágil e com muito humor, conteúdos mais densos não vão surtir o mesmo efeito – de maneira que as próprias propagandas que passam na TV se tornam cada vez mais parecidas com o conteúdo que é visto no aplicativo. 

Assim, quando você for produzir conteúdos em vídeo para as redes sociais, seja no TikTok ou em outras plataformas, pode ser uma ideia interessante incorporar elementos dessa linguagem divertida e rápida que está presente no app da Bytedance. 

A importância do entretenimento no TikTok

Como já dissemos anteriormente, uma das razões para o TikTok funcionar é porque seus vídeos são realmente muito divertidos e rapidamente consumidos. Assim, quem pretende produzir conteúdos para essa plataforma precisa prestar atenção nessas características se não quiser ser ignorado. 

Assim, pode não fazer muito sentido ter um vídeo super detalhado descrevendo seu produto se ele não for capaz de engajar com as pessoas. Lembre-se que conteúdo é diferente de propaganda: mais do que vender, você tem que atrair, engajar e gerar valor para quem assiste seus vídeos. E duas das formas mais interessantes de fazer isso é usando humor e informação. 

Para quem deseja começar a produzir vídeos para o TikTok, fica aqui uma dica: mais do que descrever seus produtos ou serviços, faz mais sentido pensar em como você pode contar sua história de um jeito que seja atraente.

Um caso muito conhecido nas redes, para citar um exemplo, são os de limpadores de piscina. A princípio, limpar piscina é uma tarefa chata, mas ao mostrar como eles são capazes de transformar uma piscina sujíssima em um espaço limpo, com o efeito de “antes e depois” nos vídeos, os criadores de conteúdo conseguem criar um efeito de surpresa que faz as pessoas se interessarem. 

Saiba como encontrar tendências emergentes no TikTok (e como aproveitá-las)

Se você leu esse texto com atenção, deve ter aprendido que uma das características que fazem o TikTok ter tanto sucesso são as chamadas “trends”, ou tendências. 

Para quem está produzindo conteúdo, encontrar quais são essas tendências é fácil: basta acessar a aba “Descobrir” do aplicativo, achando ali ideias para aproveitar a onda do momento, muitas vezes baseadas em um filtro característico ou em um áudio específico, pronto para ser dublado e inserido num vídeo diferente. 

Usar a aba “Descobrir” é uma ótima forma de conseguir gerar novas publicações e chamar a atenção para a sua marca. Em muitos casos, o aplicativo permite até que você utilize o mesmo filtro ou áudio e só insira as imagens, em uma edição que qualquer pessoa pode fazer. 

Que tal começar a testar os aprendizados e aproveitar o melhor do TikTok para aumentar a visbilidade do seu ngócio?

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: