Marcado pelo pagamento do 13º salário, as férias e altas temperaturas, o período de verão costuma ser uma época em que muitas pessoas costumam gastar bastante, acima do resto do ano.
Não é achismo, não: uma pesquisa do Opinion Box mostra que até 47% das pessoas gastam mais no verão do que em outras épocas. Assim, saber quais produtos vender para faturar entre o final de dezembro e o final de março pode ser bem útil para ajudar seu negócio a começar bem o ano.
Nos próximos parágrafos, você confere algumas dicas de produtos e também de como se organizar para vender bastante nesse período. Vamos lá?
Seções:
Normalmente, os produtos mais vendidos no verão são justamente aqueles que trazem conforto para enfrentar altas temperaturas ou estão ligados a atividades que gostamos de fazer no calor – como ir à praia, fazer um churrasco ou praticar esportes ao ar livre. (Isso para não falar em alimentos e bebidas refrescantes, que são um capítulo à parte que não vamos explorar aqui).
Como mostramos a seguir, nenhum dos itens mencionados é necessariamente sazonal, mas costumam ter ótima saída nos meses mais quentes. Assim, vale a pena pensar quais deles se encaixam no que você costuma vender habitualmente, seja no seu e-commerce ou na sua loja.
Apesar do Brasil ser um país tropical, marcado por altas temperaturas, o uso dos aparelhos de ar condicionado ainda é baixo por aqui: apenas 18% das residências costuma ter esse tipo de aparelho, segundo dados da Procel.
Ainda assim, seja na hora de trabalhar ou dormir, esses aparelhos podem ser muito úteis para as pessoas durante o verão. Além disso, com o aquecimento global, seu uso tem se tornado cada vez mais frequente durante o ano.
Por um lado, aparelhos de ar condicionado são produtos de alto valor agregado, o que pode ser interessante para movimentar seu caixa. Por outro, conforme produtos mais caros, vale a pena entender se seu público-alvo está disposto a fazer esse investimento.
Você já deve ter vivenciado essa cena: quando chega o verão e o calor fica impossível, as lojas de eletrodomésticos nunca tem ventiladores para vender, certo? Pois é: não é à toa que isso acontece.
Econômicos, acessíveis e com ampla variedade de modelos, os ventiladores são extremamente populares no Brasil. Vale a pena considerar vender alguns modelos – no entanto, antes de sair comprando, faça um estudo de marcas, formatos, potências e funcionalidades para entender o que se adequa melhor ao seu público, aumentando as chances de venda.
Quando está calor, a gente sente sede – e é importante cuidar que a água que a gente bebe esteja bem filtrada e saudável. Sendo assim, purificadores de água também são itens de primeira necessidade no verão.
Além de reduzirem despesas com a compra de água, eles também deixam a água limpinha e, dependendo do modelo, até mesmo gelada na hora que as pessoas quiserem.
Quem cuida da pele sabe que protetor solar é um item que a gente deveria usar o ano inteiro – mas no verão, esse hábito é ainda mais importante. Não é só por conta da maior incidência de raios ultravioleta, mas também porque costumamos expor nosso corpo ao sol durante os meses mais quentes, em praias, piscinas, parques e outros compromissos.
A venda de protetores solares costuma disparar no verão – e você pode pegar carona nesse movimento. Da mesma forma, quem é que não gosta de ter uma pele bronzeada? Sendo assim, os bronzeadores também são outro produto bastante requisitado.
Se a gente já falou de praia e de piscina, é preciso também falar do que a gente veste na hora de frequentar esses locais. Para quem vende roupas e acessórios, é importantíssimo oferecer itens dignos do verão nessa época do ano.
Biquínis, maiôs, sungas, saídas de praia, chinelos, sandálias, shorts, chapéus, bonés, óculos de sol… são inúmeras as possibilidades para quem vende roupas se dar bem entre dezembro e março.
Além das roupas de moda praia e piscina, é importante também pensar em roupas mais leves e refrescantes, que se adequam aos dias de sol puxado. Vestidos, camisetas, shorts, bermudas e saias são peças também bastante procuradas nos dias de verão.
Além disso, vale a pena prestar atenção em tecidos especiais, como algodão e linho, que costumam trazer mais conforto térmico. Mas claro, pense bem: é importante avaliar seu público e sempre trazer peças que conversem com o perfil das pessoas que você atende.
A quantidade de itens que se pode vender na época do verão relacionados a praia e piscina não está restrito apenas às roupas! Cadeiras de praia, guarda-sóis, brinquedos aquáticos e boias, entre outros tantos itens, podem complementar seu portfólio entre dezembro e março.
São produtos com inúmeras opções de variedade, de maneira que é bom prestar atenção para ver o que se encaixa com seu perfil de comerciante.
Além disso, também preste atenção em equipamentos úteis para atividades ao ar livre, como barracas de acampamento, coolers, churrasqueiras, bicicletas, patins e patinetes.
Já ouviu falar do famoso Projeto Verão? Pois é: tem muita gente que também usa a época de altas temperaturas para se animar a praticar esportes por aí – da simples caminhada ou natação até esportes coletivos, como futebol e futevôlei.
E quem deseja praticar esportes precisa de equipamentos: das roupas e tênis adequados, até garrafas térmicas para não faltar a hidratação necessária, passando por bolsas, mochilas, bolas, óculos e até mesmo relógios e pulseiras inteligentes.
Por fim, mas não menos importante, é bom também tomar cuidado com todos os danos que o verão pode fazer no nosso corpo: da exposição ao sol passando pelo sal do mar e o cloro das piscinas, muitos são os fatores que podem afetar cabelos, pele e outras partes do corpo.
Assim, vale a pena prestar atenção em produtos específicos para essa proteção, como xampus, condicionadores, protetores térmicos e hidratantes! Além disso, preste atenção também em oferecer opções para diferentes tipos de peles e cabelos!
Além de selecionar produtos, é importante também utilizar algumas técnicas para vender melhor durante os meses de dezembro a março. Afinal de contas, não basta só aumentar o catálogo, não é mesmo? Reunimos abaixo algumas dicas importantes.
No material que reunimos acima, nós juntamos algumas das principais categorias de itens que você pode vender no verão, mas é possível fazer uma análise mais dedicada e profunda para guiar suas escolhas de produtos.
Ferramentas como o Google Trends podem te ajudar a ter uma visão melhor do que as pessoas estão procurando na internet, até mesmo sabendo decidir entre um ou outro modelo de produto.
Também é interessante buscar em marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Magalu os produtos mais vendidos e procurados pelos consumidores em determinados setores. Assim, você poderá descobrir que itens ganham destaque durante a estação.
Após identificar as tendências, é preciso colocá-las para dentro de casa – isto é, abastecer seu estoque com os produtos que você deseja vender. O ideal é que você consiga se antecipar para falar com fornecedores, que costumam ser bastante demandados em cima da hora.
Quem consegue se planejar e antecipar o crescimento da demanda evita estoque vazio – e por consequência, não perde vendas!
Tudo que vai rápido, volta rápido: se por um lado o verão é um período bem atraente para vendas, é bom lembrar também que ele acaba logo. Assim, usar promoções para conseguir vender os produtos rapidamente (desde que respeitando sua margem de lucro!) pode ser uma boa ideia.
Aposte em diferentes técnicas: monte kits de produtos, pacotes promocionais, use brindes e até mesmo descontos progressivos – combinando, por exemplo, protetor solar e biquíni ou toalha e saída de praia em um combo só. São ideias que ajudam a aumentar seu faturamento e evitar estoque parado depois que o verão acabar.
Anunciar que você está vendendo produtos específicos para o verão também é importante – afinal de contas, como as pessoas vão comprar se não souberem que você está vendendo?
Use diferentes táticas de marketing digital, como SEO, e-mails e óbvio, não esqueça de utilizar suas redes sociais. Mandar mensagens para clientes frequentes no WhatsApp também é uma boa ideia.
Em muitos casos, as vendas feitas no verão são realizadas por necessidades ou impulsos das pessoas que exigem entregas rápidas, de maneira que é preciso que os itens cheguem rapidamente para quem está comprando.
Por conta disso, é importante que você tenha um serviço logístico que possa entregar suas encomendas rapidamente, a fim de não frustrar a expectativa dos consumidores. E seja para envios nacionais ou locais, a Loggi está aqui para garantir a entrega.