Início / Empreendedorismo

5 ideias de pequenos negócios para empreendedores iniciantes

Quem vai entrar no empreendedorismo pode começar com pequenos negócios para alcançar grandes resultados no futuro
5 ideias de pequenos negócios para empreendedores iniciantes

Quem pensa em empreender pode demorar a ter boas ideias de pequenos negócios, já que essa fase inicial envolve a falta de experiência ou conhecimento necessário para escolher uma atividade lucrativa.

É possível montar um negócio que seja pequeno e, aos poucos, conforme as vendas crescem, produzir cada vez mais para fazer a empresa prosperar. Ideias não faltam para inspirar quem ainda é iniciante no universo do empreendedorismo.

Além disso, é importante começar aos poucos para aprender cada vez mais a como estruturar a atividade comercial, o que diminui as chances de prejuízos. Ao invés de iniciar com grandes investimentos, abrir um pequeno negócio pode ser menos arriscado.

Confira 5 ideias de pequenos negócios que podem ser lucrativos e ajudar no pontapé inicial de quem começou a sua jornada empreendedora.

5 ideias de pequenos negócios para iniciantes no empreendedorismo

Roupas
Roupas
O segmento de moda e vestuário apresenta os produtos mais vendidos na internet e podem ser uma boa oportunidade de negócio tanto para comercializar roupas de forma online quanto presencial, ou ambas. É possível, por exemplo, especializar o seu pequeno negócio em nichos de mercado, vendendo roupas infantis, moda praia, roupas para manequins maiores ou com estampas de um determinado tema, por exemplo. Também dá para abrir um pequeno negócio com roupas usadas, como o bom e velho brechó. Vale lembrar que é possível iniciar as vendas tanto em casa, com um local físico, quanto pela internet, que pode ajudar a alcançar um maior número de clientes.
Artesanato
Artesanato
Quem possui talento para criar produtos artesanais também pode começar a faturar ao abrir um pequeno negócio especializado na criação desse tipo de mercadoria. É bom saber que itens de artesanato também estão entre os mais comercializados na internet, então além da possibilidade de vender suas criações em casa ou feiras de artesanato, dá para usar a internet para potencializar as vendas.
Cosméticos e produtos de beleza
Cosméticos e produtos de beleza
Os cosméticos são populares em vendas online, mas também dá para comercializar esse tipo de produto em locais físicos ou até de porta em porta, por exemplo. Além da possibilidade de fabricar os produtos, é possível revender cosméticos de marcas conhecidas, e das mais diversas categorias, como: esmaltes, maquiagens, produtos para cabelo, barba e várias outras que existem no mercado. Também é possível conciliar a venda de cosméticos com uma atividade que você já faz ou em parceria com uma outra pessoa. Se você conhece alguém que tem um salão de beleza, por exemplo, você pode realizar uma parceria e comercializar itens que possam interessar quem vai a este local.
Delivery de comida
Delivery de comida
Atuar com delivery de comida também é uma oportunidade de empreender, ainda mais com a popularidade de aplicativos para pedir comida. Por isso, quem tem talento para cozinhar ou quer fechar uma parceria com pessoas que cozinham, pode criar uma empresa para entregar comida. Dessa maneira, dá para fazer pratos dentro de uma especialidade e fazê-los chegar a um público cada vez maior. Além disso, existe o conceito de dark kitchen, ou "cozinha fantasma" em tradução livre, na qual não há um local para atendimento presencial e as refeições são preparadas apenas para serviços de entrega. Isso pode ajudar a reduzir os custos do negócio, já que não existe estrutura física de restaurante para manter e é possível atender um maior número de pessoas.
Franquias
Franquias
O franchising é um sistema no qual dá para empreender por meio de franquias, que são permissões que uma empresa concede a alguém para usar a marca e comercializar produtos e serviços da marca de forma exclusiva ou semiexclusiva. Essa alternativa permite criar um negócio com base em um modelo estruturado e, também, com marcas que podem ser reconhecidas e já contam com infraestrutura e processos de funcionamento estabelecidos. Na franquia, um modelo de negócio é copiado para outros. É o que acontece com diferentes marcas que estão em locais diferentes, mas têm funcionamento parecido. O franqueador, que é dono da franquia, também pode conceder treinamento para os franqueados, que são as pessoas interessadas em abrir a franquia. Existem franquias de diferentes valores, então é necessário pesquisar para escolher aquela que conta com valores de investimento que cabem no seu orçamento. Além disso, são vários setores que possuem franquia, então o ideal é escolher aquele com o qual você tem mais afinidade.

Além de uma boa ideia de negócio, é essencial pensar em como fazer seus produtos chegarem a cada vez mais clientes. Para isso, contar com a parceria de uma empresa especializada em logística é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: