Se você já começou a fazer alguns conteúdos para sua empresa, seja em um site próprio ou nas redes sociais, provavelmente já se deparou com a dificuldade que é ter imagens para ilustrar o que você está dizendo.
Em alguns casos, vale a pena investir em fotos próprias, mas em outros, é importante ter à disposição um banco de imagens para ajudar a deixar os conteúdos mais completos.
Nem todas as imagens encontradas na internet podem ser utilizadas, algumas delas têm proteção por direitos autorais.
Há, no entanto, uma variedade de bancos de imagens grátis que têm imagens disponíveis para qualquer pessoa ou negócio utilizarem sem precisarem pagar por isso.
Neste texto, vamos explicar exatamente como eles funcionam e dar alguns exemplos para que você possa deixar seus conteúdos ainda mais ricos. Vamos lá?
Um banco de imagens, como o nome diz, é um repositório que oferece uma ampla variedade de fotos e ilustrações em alta qualidade prontos para serem utilizados por qualquer pessoa ou empresa.
Grandes empresas costumam assinar para acessar bancos de imagens pagos, oferecidos por empresas especializadas no tema. Por sua vez, quem tem um pequeno negócio, pode utilizar bancos de imagens gratuitos, obedecendo as licenças de uso.
Existem diversas aplicações para você explorar com as imagens de um banco de imagens. Entre elas, podemos citar:
Para empresas que quiserem criar um banco de imagens internos, com fotos de produtos, serviços, colaboradores e lojas, há ainda uma série de motivos interessantes para justificar esse investimento:
Assim como acontece no Google, os bancos de imagem têm funções de busca que permitem pesquisar imagens específicas.
Se você, por exemplo, for uma empresa de materiais esportivos e quiser mostrar como as pessoas podem se exercitar, vale procurar pelo nome de qualquer esporte dentro desses bancos de imagens.
A partir dali, os bancos vão exibir milhares de resultados, cabendo a você escolher a imagem que mais fizer sentido para o negócio.
No caso de bancos de imagens gratuitos, você poderá escolher as imagens, baixá-las e utilizá-las como preferir. Já em bancos de imagens pagos é necessário um cadastro para o download das imagens, no qual um dos passos será uma etapa de pagamento.
No entanto, é primordial prestar atenção em bancos de imagens pagos, pois alguns deles oferecem o download de suas imagens com marcas d’água. Uma imagem com marca d’água no seu site pode mostrar amadorismo e até incorrer em alguma infração de direitos autorais, fique de olho!
Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que alguns bancos de imagens gratuitos pedem que as imagens sejam creditadas.
Confira abaixo os melhores bancos de imagens para baixar imagens gratuitas:
Lembre-se de entender a necessidade de atribuição de créditos e atentar-se também à resolução das imagens. Alguns bancos só oferecem imagens em baixa resolução, o que pode não atender ao que você precisa.
Além dos bancos acima, vale a pena citar ainda alguns bancos de imagens com representatividade e diversidade – caso do Brasil com S, com modelos com uma representatividade brasileira, ou do Nappy, que traz imagens de pessoas negras.
Ao final deste texto, esperamos que você tenha boas ideias para colocar em prática a partir da utilização de banco de imagens grátis na sua empresa. Aplique as melhores práticas e enriqueça os conteúdos do seu negócio. E lembre-se, se precisar de ajuda com logística, envie com a Loggi. Boas vendas!