Início / Logística

Status dos Correios: confira o que significa cada um deles

Um homem preto, com dreads curtos, usa uma camiseta branca e óculos redondos de aros finos. Ele está sentado em uma sala, e sorri enquanto mexe em seu notebook. Uma alusão ao momento em que as pessoas buscam por suas intenções de consumo na black friday.

Saber que o pedido finalmente chegou ao destino de transferência gera tranquilidade e segurança tanto para você quanto para quem compra com você. Por isso, o status dos Correios é tão importante: com ele, você pode analisar de forma detalhada e em tempo real o trajeto do pacote até chegar ao destino. 

Atuando como um guia, o status do pedido torna a experiência de compra mais fácil e segura para todos. Mas você sabe o que significa cada status dos Correios e como encontrar a definição de cada um? Vem com a gente!

O que é status dos Correios?

O status de um pedido fornece uma atualização detalhada de seu progresso, desde o momento da compra até a entrega. Então, funciona como um relatório que indica a localização e os acontecimentos relacionados ao pacote.

Essa informação é muito importante tanto para o cliente (que busca garantir a chegada dentro do prazo estipulado) quanto para o fornecedor (que se tranquiliza ao saber que tudo está em ordem para a entrega ao cliente).

Além disso, o status permite que o cliente se organize para estar disponível no dia previsto para receber as mercadorias, garantindo uma experiência de compra mais satisfatória para ambas as partes.

Além disso, se houver algum problema (como atrasos ou itens que não estão disponíveis), o status do pedido ajuda a resolver essas situações mais rapidamente. 

Como funciona o status dos Correios?

Normalmente, quando uma compra on-line é realizada em um e-commerce, a própria plataforma já tem um sistema de status de pedido. Por isso, manter esse sistema atualizado é bem importante para quem compra de você, pois ele pode acompanhar os pacotes em tempo real.

Confira alguns exemplos de status na plataforma do vendedor — que acontece antes do despacho da mercadoria nos Correios.

  • Pedido recebido: a loja recebeu o pedido do cliente;
  • Aguardando pagamento: o pedido está aguardando confirmação de pagamento;
  • Em processamento: a loja está preparando o pedido para envio;
  • Pedido em preparação: o pedido está sendo separado ou confeccionado para o cliente;
  • Pedido faturado: o pedido está confirmado e já foi emitida a nota fiscal;
  • Pedido enviado: quando a mercadoria foi expedida, já saiu da empresa do vendedor e está a caminho do cliente.

Quando chegamos nessa última etapa, normalmente, a plataforma já informa o código de rastreio dos Correios, sendo possível acompanhar maiores detalhes sobre a rota e a localização pelo site oficial. 

Porém, em alguns casos e em sistemas mais modernos, as plataformas são integradas. Então, no próprio e-commerce é possível acompanhar o status dos Correios.

Significado de cada status de um pedido nos Correios

No tópico anterior você conferiu alguns status que podem ser acompanhados diretamente no site da plataforma de e-commerce. Já, nos Correios, os status são:

Objeto postado

Significa que a compra já foi registrada nos sistemas dos Correios e está pronta para ser enviada para o seu destino. Se aparecer a mensagem “objeto postado após o horário limite da agência”, isso indica que a encomenda foi deixada na agência depois do horário de expediente. Porém, não precisa se preocupar, pois ela será processada para envio no próximo dia útil.

Objeto em trânsito

Depois que você envia o pacote, ele entra na fase chamada “Objeto em trânsito”. Isso quer dizer que sua encomenda já deixou a agência dos Correios e está a caminho do lugar para onde você a enviou. Durante esse processo, você pode ficar de olho na localização do pacote, já que as informações de onde ele está vão sendo atualizadas regularmente.

Objeto saiu para entrega ao destinatário

Quando você vê o status “objeto saiu para entrega ao destinatário” ou “objeto saiu para rota de entrega”, é sinal de que sua encomenda está quase chegando ao seu destino.

Isso quer dizer que o pacote já está a caminho do endereço do destinatário e logo será entregue. Nessa etapa, é fundamental que o cliente esteja disponível no local indicado para receber a entrega.

Status dos Correios: objeto entregue ao destinatário

Quando o status “Objeto entregue ao destinatário” aparece nos Correios, é o último passo do processo de entrega. Isso significa que sua encomenda foi entregue com sucesso ao destinatário, finalizando o serviço de envio e garantindo a satisfação do cliente.

Onde verificar o status dos Correios?

Se a plataforma de e-commerce que você tem (ou efetuou uma compra) tiver a integração com os Correios, você pode verificar o status diretamente por lá. Mas caso a plataforma não ofereça essa integração, você poderá pegar o código de rastreamento do seu pedido e inseri-lo no site oficial dos Correios. 

Lá, você encontrará uma seção específica para rastreamento de objetos. Assim, basta inserir o código e visualizar todas as informações disponíveis sobre o status do seu envio.

Vantagens de usar a Loggi para simplificar o processo de envio de encomendas em e-commerces

Se você tem um e-commerce e precisa utilizar os Correios para enviar mercadorias ao seu cliente e, ao mesmo tempo, quer ter mais economia e agilidade na entrega, a Loggi é a resposta certa.

Aqui na Loggi, a gente simplifica o processo de envio de mercadorias de pessoas e empresas de todo o Brasil. Para isso, temos uma integração com os Correios que permite que você envie suas encomendas com desconto, e a etiqueta é emitida em poucos minutos.

Ao simplificar o processo de envio de mercadorias, contribuímos para uma experiência de compra mais satisfatória e ágil, beneficiando tanto seu negócio quanto quem compra com você.

Quer saber mais sobre esse modelo de envios? Como funciona a emissão de fretes dos Correios via Loggi.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: