Uma das datas mais populares do varejo no Brasil, a Black Friday envolve uma série de preparativos importantes para qualquer loja. Ter tudo encaminhado com antecedência é vital para você mandar bem na data e fazer uma boa campanha Black Friday.
Os meses de antecipação são essenciais para cuidar de todas as tarefas. Uma das mais importantes é preparar o marketing do seu negócio, pensando em ações em redes sociais, e-mail marketing e mensagens para clientes.
Neste texto, vamos falar sobre a importância de fazer uma boa campanha de Black Friday, dar exemplos de mensagens que você pode enviar para os clientes e alguns casos de estudo de grandes empresas que fizeram sucesso na data.
Tudo pronto? Então, vamos lá!
Com data marcada para 29 de novembro de 2024, a Black Friday tem tudo para ser uma das datas mais importantes do varejo no Brasil na temporada, movimentando bilhões de reais – e você pode faturar um pedaço deles.
Para garantir o sucesso e chamar a atenção dos clientes, você pode e deve começar a se preparar com antecedência, pensando em todos os detalhes da sua campanha de Black Friday.
São eles:
O primeiro passo para pensar na Campanha Black Friday é entender o que você pretende fazer na data: planeja queimar o estoque ou vender novos produtos?
Com base nessa escolha, você poderá entender como será o aumento da demanda pelos consumidores, que tipo de descontos vai conceder e se precisará investir em tecnologia ou atendimento para evitar uma sobrecarga na sua loja.
Para evitar gargalos, você pode seguir algumas tarefas importantes, incluindo:
Com esses passos bem tomados, você certamente largará na frente dos concorrentes na sua campanha de Black Friday.
Ao longo dos últimos anos, o perfil da Black Friday também mudou no Brasil.
Há quem economize o ano inteiro pensando em aproveitar as ofertas de novembro. Além disso, muita gente também aproveita para já adiantar as compras de Natal, pensando na primeira parcela do 13º salário.
Por isso, é importante identificar as principais categorias que devem se sobressair neste ano, seguindo uma tradição de temporadas anteriores recentes:
Então, se você trabalha com alguma dessas categorias, pode se preparar que o trabalho vai ser dobrado!
Entender o seu estoque é fundamental: será que vale a pena fazer pedidos antecipados? Lembre-se que não ter itens no estoque é sinônimo de uma venda perdida e um consumidor muitas vezes frustrado.
Por outro lado, ter o produto certo no preço certo pode ser um diferencial para atrair novos clientes para o ano todo.
É muito importante que você conheça bem o seu público-alvo para as suas estratégias de marketing sejam eficazes.
Afinal, o marketing vai centralizar seus esforços de promoção, fazendo a mensagem da sua loja chegar até as pessoas certas e contribuindo para que você faça mais vendas.
Na Black Friday, assim como em outras datas comemorativas, é importante segmentar o público que deseja alcançar, levando em conta características como faixa etária, gênero, renda e até mesmo gostos e interesses.
Para isso, vale a pena analisar o comportamento de consumo dos seus clientes e, também, como foi o desempenho das suas vendas em outra Black Friday.
Analisar os dados do seu negócio é uma boa forma de começar a se preparar para a Black Friday. Você pode fazer análises sobre os canais que você mais utiliza para vender e identificar as suas métricas de desempenho e conversão.
Além disso, é primoridial analisar os dados da concorrência e, também, estudar através de pesquisas e relatórios gerais do mercado que fornecem dados sobre a Black Friday.
Isso porque esses insights te darão boas ideias para atrair novos clientes – e não apenas sobre o mundo que você já conhece.
Busque entender ainda quais são os produtos mais procurados e quais tipos de promoções fizeram mais sucesso nos últimos anos entre as lojas do seu setor.
Agora que você já entendeu o poder da comunicação com os clientes na sua campanha de Black Friday, confira alguns exemplos de frases de Black Friday que você pode enviar para o seu público durante a data.
“A Black Friday chegou na [Nome da Loja] com ofertas imperdíveis! 🛍️ Aproveite até 80% OFF em produtos selecionados. Não perca tempo, visite nosso site ou nossa loja e garanta suas compras com descontos incríveis! [Link do site]”
“🚨 Não perca nossa oferta especial da semana! Descontos de 40% em produtos selecionados da categoria [Nome da Categoria]. Use o cupom BLACK40 e garanta seu desconto até [Data]. Corra, é só enquanto durar o estoque!”
“[Nome do Cliente], sua fidelidade merece uma recompensa especial! 🌟 Aproveite 30% OFF na sua próxima compra durante a Black Friday com o cupom VIP30. É nossa maneira de dizer obrigado e de celebrar com você!”
“🎉 A espera está quase acabando! Em apenas 3 dias, a Black Friday começa com descontos incríveis na [Nome da Loja]. Prepare-se para aproveitar e marque na agenda!”
“🔔 Alerta de grandes descontos! A Black Friday começa amanhã e traz as melhores ofertas do ano para você na [Nome da Loja]. Vamos juntos nessa?”
“📅 A Black Friday na [Nome da Loja] é durante todo o mês de novembro! Não precisa esperar até o fim do mês para aproveitar nossas ofertas. Comece a economizar hoje mesmo!”
“⚡ A Black Friday está quase acabando! As últimas horas para aproveitar descontos incríveis estão aqui. Não perca – venha garantir suas ofertas antes que acabem!”
Se você ainda não tem muita experiência com a Black Friday ou está sem ideias para fazer boas promoções na sua Campanha Black Friday, acompanhe a seguir uma série de ofertas que você pode planejar para a mais importante data do varejo em novembro.
Usar cupons de desconto especiais para a Black Friday é uma das formas de chamar a atenção do público, colocando determinados produtos em evidência.
Uma forma atrativa é usar a gamificação, criando jogos e atividades para oferecer prêmios aos usuários, ou mesmo o simples cumprimento de tarefas – como um cupom de desconto para quem gastar acima de X na sua loja ou se inscrever na sua newsletter.
Uma boa estratégia para vender os produtos do estoque, é utilizar o mecanismo de montar kits e combos promocionais. Essa pode ser uma forma de atrair os clientes, especialmente se você conseguir ter um preço mais baixo para os itens no agregado do que em vendas separadas.
É o tipo de ação que contribui para aumentar o seu ticket médio, uma vez que os clientes entendem a vantagem ao adquirir produtos complementares abaixo do preço regular.
Mas, lembre-se: é importante que os combos façam sentido para a sua audiência e não comprometam a sua margem de lucro!
Já reparou que tem sempre algum produto sendo oferecido no caixa do mercado? Pois é: essa é uma tática que funciona muito bem para convencer as pessoas a gastarem um pouquinho mais, na chamada compra por impulso.
Você pode fazer o mesmo na Black Friday, seja oferecendo um desconto quando o cliente está finalizando a compra ou sugerindo um item extra no momento do checkout.
É um jeito estratégico de potencializar o ticket médio, uma vez que o cliente já está no momento final da decisão de compra.
Em grandes temporadas de promoções, é comum que muita gente não consiga encontrar as ofertas em sites, especialmente aqueles que oferecem diferentes categorias. Assim, agrupar os descontos pode ser uma forma de se destacar em meio a concorrência.
Você pode fazer isso de várias formas: oferecendo um desconto geral na categoria, ou ainda trazendo descontos progressivos – 20% para 1 item, 30% para 2 itens, 40% para 3 ou mais itens, por exemplo.
Você pode também criar uma promoção em que os descontos progressivos surgem em categorias separadas, a fim de estimular diferentes tipos de clientes a experimentar novos produtos, aumentando a fidelização.
Presentes em grandes e-commerces, as ofertas relâmpagos servem como um incentivo poderoso para garantir as compras por impulso. Basicamente, você deve definir um tempo limite bem curto, transmitir a sensação de escassez e trazer descontos competitivos.
Assim, aumentam-se as probabilidade de uma conversão de compra imediata e com ticket médio relevante.
Oferecer descontos progressivos é outra forma de incentivar as pessoas a comprarem mais – especialmente para quem vende produtos consumíveis ou que são usados em grandes quantidades.
Funciona assim: o consumidor pode ter 10% de desconto na compra de 2 produtos, ou 20% na compra de 3 ou mais produtos. É uma forma tanto de aumentar a venda de um item que as pessoas já utilizam, como ainda incentivar a descoberta na sua loja.
Muito parecida com os kits e combos, a estratégia Compre e Ganhe é outra forma de recompensar as pessoas e potencializar o ticket médio dos pedidos.
A ideia é simples: você pode oferecer brindes especiais para compras acima de um determinado valor – como uma caixa de ferramentas bacana em uma loja de materiais de construção, por exemplo.
Ou ainda, você pode personalizar os brindes para a Black Friday e trazer a sua identidade de marca.
Não se esqueça de divulgar bem essa campanha na sua loja e nas redes sociais, para atrair ainda mais vendas!
Para cativar clientes fiéis, uma forma de você estreitar o relacionamento é oferecer descontos exclusivos, seja via e-mail ou WhatsApp. Essa é uma estratégia que você pode colocar em prática antes do evento, atraindo atenção e criando expectativas ao redor da data.
Para fazer, é simples: gere uma lista com nomes e contatos dos clientes mais fiéis e utilize a criatividade para oferecer uma promoção atrativa!
A Black Friday também é uma oportunidade de engajar novos clientes em suas promoções – e uma das melhores forma de fazer isso é oferecer desconto na primeira compra. Nesse caso, é comum ver muitas lojas utilizando 10% de desconto como padrão.
Para extrair o melhor desse tipo de promoção, você pode destacar essa informação em sua página inicial – ou até mesmo utilizando um um pop-up.
O preço do frete é um dos principais fatores que fazem as pessoas desistirem de uma compra. Por outro lado, é um item que às vezes pode pesar no bolso das lojas.
Mas, há maneiras de unir o útil ao agradável. Uma delas é oferecer frete grátis em um valor mínimo de compras – como R$ 200 ou R$ 300, por exemplo.
Assim, é possível incentivar as compras com um ticket médio suficiente para ser vantajoso dividir o custo do frete com os clientes.
Outra forma que muitas lojas usam para fidelizar clientes é explorar a exclusividade da sua base, oferecendo uma pré-venda exclusiva para quem já é cliente fiel da marca.
Na Black Friday você pode, por exemplo, fornecer a oportunidade de compra com desconto antes de divulgar a promoção para o público em geral.
Uma forma de fazer isso é criar um cupom exclusivo, divulgado via e-mail marketing ou grupos exclusivos no WhatsApp.
Se você sente que seus clientes são bons embaixadores da sua marca, pode criar uma promoção para turbinar essa possibilidade, oferecendo uma porcentagem de descontos para quem indicar sua loja a um determinado número de amigos ou seguidores.
Outra forma é criar cupons de descontos exclusivos para clientes fiéis, para que eles possam compartilhar com a rede de contatos.
Assim, o seu negócio se beneficia não só quem já compra da sua marca mas, também, de pessoas ao redor, conquistando novos clientes.
Em inglês, “cashback” significa dinheiro de volta. É uma estratégia que oferece o retorno de parte do valor da compra para os consumidores, contribuindo para que eles gastem esse valor em uma futura nova compra.
Na Black Friday, você pode tanto oferecer um cashback para a vida toda, como também um cashback temporário, que valha para as compras realizadas no período da promoção. Nesse segundo caso, o incentivo para as compras é mais urgente.
Outra forma de movimentar o seu site e também as suas redes sociais é criando descontos especiais para as audiências do Instagram e do TikTok.
É fácil de fazer: você pode divulgar um cupom de desconto exclusivo em cada uma das suas redes sociais, sem esquecer de incluir links para sua loja virtual no seu perfil.
Além das ideias de mensagens para enviar aos seus clientes que você viu acima, trouxemos sugestões que podem inspirar suas publicações nas redes sociais.
Confira a seguir as melhores dicas para te ajudar na hora de criar conteúdos para a Campanha Black Friday.
Vamos lá?
Quem não gosta de um desconto, não é mesmo? Divulgar esse tipo de iniciativa é uma ótima ideia para atrair novos clientes.
Neste tipo de publicação, as frases devem ser concisas, diretas e afirmativas, além de trazer reforços como “só nessa semana” ou “melhor preço que você já viu” para garantir que sejam efetivas.
Outra estratégia eficaz de marketing é usar os gatilhos de urgência e escassez, contribuindo para as pessoas não perderem uma oportunidade.
Mas, faça com cautela: é importante que essas frases sejam verdadeiras e só sejam utilizadas nos momentos ideais, para não abalar a reputação da sua marca.
Apostar apenas no preço e na pressa pode ser uma má ideia para sua marca, especialmente se você busca se diferenciar pela qualidade.
Portanto, busque o equilíbrio nas suas ofertas! Nesse caso, utilize frases que mostrem as vantagens e as características únicas do seu produto e saia a frente da concorrência.
Ninguém compra pensando apenas em preço ou aspectos técnicos: as pessoas também compram com as emoções.
Nesse sentido, busque trabalhar com os pensamentos das pessoas e o que elas sentem, seja alegria, alívio, vontade, paixão ou realização para potencializar as suas vendas.
Confira abaixo algumas campanhas de Black Friday que ficaram famosas ao longo dos últimos anos, nas quais você pode se inspirar:
Responsável por vender diferentes categorias, a Dafiti inovou na Black Friday ao oferecer diferentes descontos separados por cores nos dias da semana da data: White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday.
Mais do que apenas criar cores para cada dia, a empresa usou ofertas de segmentos de produtos em dias diferentes, garantindo vendas durante toda a semana.
Bastante popular lá fora, o conceito de venda no escuro chegou ao Brasil com ajuda do Magazine Luiza, que criou caixas secretas a serem compradas por valores entre R$ 99 e R$ 999, sem que os clientes soubessem o que há dentro.
Há a garantia de que os produtos valem pelo menos o valor pago, mas há sortudos que se deram bem – e conseguiram comprar um notebook por R$ 99, por exemplo. Ah: tudo podia ser devolvido em até 7 dias, como determina o Código de Direito do Consumidor.
Marca pioneira na Black Friday e no comércio eletrônico, a Netshoes tem desde 2013 a Sport Friday, uma data para engajar seus clientes e também os novos consumidores.
Para dar certo, o esforço é uma campanha global com disparos de e-mails marketing, hotsite, conteúdos especiais e claro, ações nas redes sociais.
É claro que nem todo mundo tem poder de criar sua própria data de vendas. Mas a Amazon criou a sua própria Black Friday: realizada em julho, o Prime Day é uma data cheia de ofertas, disponíveis apenas para quem assina o serviço de fidelidade da empresa.
Em 2020, por exemplo, a empresa conseguiu faturar US$ 3,5 bilhões em uma data em que competiu sozinha, uma vez que teve uma Black Friday só sua. Uma ideia semelhante são as datas duplas da Shopee, onde descontos especiais são aplicados em todas as datas duplas do calendário.
É uma ideia difícil de replicar de um ano para o outro, mas você pode criar uma tradição ao longo de algum tempo, ficando marcado nos corações e mentes dos consumidores.
Ao final desse texto, esperamos que você já tenha uma boa ideia de como se preparar para a Black Friday.
Se precisar de ajuda com a logística do seu negócio, saiba que pode contar com a Loggi. Crie sua conta agora mesmo! Boas vendas.