Início / E-commerce

Estratégias para vender mais no Carnaval com seu e-commerce

Na imagem, vemos uma mulher preta sentada numa mesa, de frente para um computador. É como se estivéssemos atrás dela, e assim, conseguimos ver o que ela observa no computador. Nele, está aberto um site de chapéus, item que a moça usa, e que também esta distribuído, em diversos modelos, na mesa. Aqui, a imagem faz alusão a um momento de estratégia de branding.

O Carnaval no e-commerce se aproxima, e é a hora perfeita para o seu negócio online entrar em ritmo de festa e impulsionar as vendas. Neste ano, o Carnaval acontece entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro (pré-Carnaval), 13/02 (feriado de Carnaval) e 14/02 (Quarta-feira de Cinzas), assim, é importante saber como se destacar.

E para te ajudar a aproveitar ao máximo esse período festivo, temos algumas dicas e estratégias que vão impulsionar suas vendas. Continue lendo e descubra como fazer do Carnaval um sucesso para o seu e-commerce!

As tendências de mercado para vender mais no Carnaval no e-commerce

A primeira coisa que você deve saber sobre as vendas de Carnaval no e-commerce é que elas são, de fato, uma excelente oportunidade para lucrar. 

Para você ter uma ideia, no ano de 2023, durante o período do Carnaval, o comércio eletrônico alcançou um valor notável de R$ 4,6 bilhões em vendas, mostrando um incremento de 20% em relação ao ano anterior. 

Agora, em 2024, as perspectivas são ainda mais animadoras. De acordo com projeções otimistas, espera-se um crescimento ainda mais significativo, com estimativas de vendas online atingindo a marca de R$ 5,5 bilhões, representando um aumento de 17%. 

Essas previsões são baseadas em dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicando um cenário promissor para o comércio eletrônico durante o período carnavalesco. Por isso, não deixe seu e-commerce de fora da folia do Carnaval.

Elabore um planejamento estratégico

Um bom planejamento é superimportante para lojas online aproveitarem datas especiais. Isso faz muita diferença, ajudando a ganhar mais visibilidade, vender mais e ter a marca mais conhecida.

Para começar, vale a pena você identificar:

  • os produtos que as pessoas querem no Carnaval, desde maquiagem a itens que complementam a fantasia, bem como itens fundamentais que vão desde protetor solar até bolsas e bonés;
  • conferir onde elas estão comprando;
  • identificar saber quem são as pessoas que compram. 
  • o que a concorrência e até as grandes marcas estão fazendo. 

Com esse checklist, você consegue elencar oportunidades e se manter seu negócio atualizado em relação às tendências.

Invista no marketing digital com ótimas campanhas de Carnaval

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio durante o Carnaval. Para aproveitar ao máximo essa época festiva, confira algumas estratégias-chave:

  • Calendário de postagem: crie um calendário de postagens nas redes sociais, planejando conteúdos relacionados ao Carnaval para manter o público engajado;
  • E-mails com fluxo de nutrição: desenvolva e-mails com fluxo de nutrição para segmentar e envolver os clientes, oferecendo promoções de Carnaval e conteúdo relevante;
  • Campanhas patrocinadas: invista em campanhas patrocinadas em plataformas como Google Ads e Facebook Ads para alcançar um público maior;

Elabore ofertas incríveis e irresistíveis

Aumente o apelo do seu negócio durante o Carnaval com ofertas que chamem a atenção. Para isso:

  • Considere a criação de kits promocionais que reúnam produtos relacionados à festa;
  • Ofereça cupons especiais de desconto;
  • Surpreenda o cliente com brindes de Carnaval exclusivos para compras acima de um determinado valor;
  • Aposte em opções de frete grátis ou fixo. 

Essas ofertas incentivam a compra e criam um senso de valor e urgência para quem compra de você. Assim, ao proporcionar vantagens exclusivas durante o período do Carnaval, você pode conquistar a atenção do público e impulsionar suas vendas de forma significativa.

Aposte no poder do customer experience

Investir no Customer Experience (Experiência do Cliente) é essencial para o sucesso do seu e-commerce durante. Isso inclui um atendimento ao cliente excepcional, tanto na fase de pré-venda quanto na pós-venda. 

Durante a pré-venda, ofereça suporte ágil e informativo para ajudar os clientes a fazerem escolhas informadas. Após a venda, continue o cuidado, garantindo que as entregas ocorram de forma eficiente, e esteja disponível para resolver quaisquer problemas. 

Vale lembrar  que um excelente atendimento ao cliente cria lealdade e incentiva recomendações positivas. E isso pode aumentar significativamente o seu sucesso ao longo de todo o ano.

Carnaval no e-commerce: prepare a logística com cuidado

Para garantir o sucesso durante o Carnaval, é fundamental preparar a logística com cuidado. Isso inclui a preparação de estoque para atender à demanda sazonal e a organização eficiente do transporte. 

Além disso, ter um parceiro logístico confiável é fundamental. Aqui na Loggi, a gente oferece diversos serviços de envio, indo desde a entrega expressa até a nacional, então seja qual for a sua necessidade, há um serviço da Loggi ideal para você. 

Com as estratégias que citamos neste conteúdo e o apoio da Loggi, você pode conquistar até mesmo quem não é tão fã de Carnaval — afinal, quem aproveita o feriado para ficar em casa, também pode ser um consumidor em potencial. 

E se você quiser mais dicas sobre como ampliar suas vendas no Carnaval, a gente separou três conteúdos que vão te ajudar a turbinar sua estratégia: 

E se o que você mais precisa agora é de uma logística que garanta a segurança dos seus produtos, confira o nosso portfólio de serviços. 

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: