Início / E-commerce

Dia do consumidor 2024: O que é e como vender mais na data?

Moça_usando_celular

As datas comemorativas representam uma oportunidade valiosa para pessoas que empreendem, pequenas e médias empresas e, principalmente, para e-commerces. Por isso, preparar o seu negócio para o Dia do Consumidor em 2024 é uma excelente estratégia para aproveitar ao máximo as vendas sazonais. 

No entanto, um desafio comum que muitos enfrentam são os custos elevados de frete, especialmente durante períodos de alta demanda. É por isso que convidamos você a se juntar com a gente e descobrir como maximizar suas vendas no Dia do Consumidor 2024, ao mesmo tempo, em que economiza nas despesas de envio. Vamos lá?

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é uma data criada para celebrar e reconhecer os direitos e interesses dos consumidores em todo o mundo. Sua origem remonta ao discurso do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, declarado em 15 de março de 1962, momento em que ele destacou a necessidade de proteger os direitos dos consumidores. No ano seguinte, em 1963, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi estabelecido, sendo celebrado em 15 de março.

Nesse dia, as empresas frequentemente oferecem promoções, descontos e benefícios especiais para atrair e intensificar a relação com seus consumidores e novos clientes, impulsionando as vendas. Além disso, a crescente influência das mídias sociais e a facilidade de compras on-line tornaram o Dia do Consumidor numa data fundamental para o comércio eletrônico, com muitas empresas planejando estratégias de marketing específicas atender às expectativas dos consumidores.

Por que o Dia do Consumidor é Importante para Empresas de Pequeno e Médio Porte?

O Dia do Consumidor é fundamental para intensificar as vendas e construir um público sólido e fiel, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, que dependem de oportunidades de crescimento. Conheça os principais benefícios:

Aumentar vendas on-line

Por meio de estratégias de marketing, as pequenas e médias empresas (PMEs) têm a oportunidade de impulsionar suas vendas, cativando seus clientes por meio de promoções exclusivas. Para alcançar esse objetivo, é fundamental dar atenção às principais tendências de consumo e oferecer benefícios que estejam alinhados com as necessidades e desejos dos consumidores.

Atrair e fidelizar clientes

Ao proporcionar uma boa experiência para quem compra com você, as chances desse público consumir novamente  e  divulgar seu negócio são grandes, ainda mais com condições especiais, e o Dia do Consumidor é perfeito para isso.

A sazonalidade proporciona a oportunidade de atrair e fidelizar clientes de forma significativa por meio de promoções e ofertas especiais, sendo possível conquistar novos compradores e reter os existentes, construindo relacionamentos cada vez mais sólidos e duradouros.

Competir com grandes marcas

Quando bem-planejadas e estruturadas, as campanhas para o Dia do Consumidor podem alavancar a competitividade do seu negócio! Independentemente do tamanho do seu negócio, existe a oportunidade de competir de igual para igual com grandes marcas, aproveitando a data para se destacar e ganhar uma parcela do mercado, muitas vezes com a vantagem de oferecer um serviço mais personalizado, diferenciado e até mesmo mais próximo dos consumidores.

Dicas para lojistas: estratégias de marketing e vendas

Para aproveitar plenamente o Dia do Consumidor e alcançar seu sucesso, um planejamento sólido é essencial. Afinal, a antecipação é a chave para inovar e obter resultados positivos em todas as suas ações. 

Confira algumas estratégias que vão  te auxiliar nessa jornada:

Elabore boas estratégias de vendas e de marketing digital

Para ter sucesso em suas estratégias de vendas e marketing, confira algumas dicas:

  • Ofereça promoções especiais que cativem o público, promovendo um senso de urgência;
  • Impulsione o engajamento por meio de conteúdo relevante nas redes sociais;
  • Analise o comportamento de compra dos últimos meses para ter percepções realistas sobre quais produtos ofertar com desconto;
  • Crie ofertas exclusivas que se destaquem da concorrência, incentivando os consumidores a escolherem sua marca neste dia especial. 

Uso da tecnologia

Use a  tecnologia ao seu favor. Afinal, ela é uma ótima aliada para o Dia do Consumidor 2024. Para isso:

  • Esteja presente de forma ativa nas redes sociais;
  • Invista em anúncios patrocinados para impulsionar campanhas e ampliar o alcance;
  • Ofereça aos clientes a possibilidade de comprar por  site e aplicativo;
  • Confira se o seu e-commerce é funcional e intuitivo (caso contrário, providencie melhorias);
  • Ofereça diversas opções de pagamento 

Atendimento humanizado

Ofereça aos seus clientes um atendimento humanizado e personalizado. Além disso, responda rapidamente às consultas e preocupações dos consumidores, pois isso demonstra atenção e cria laços de confiança. Vale lembrar que o atendimento humanizado:

  • Promove a satisfação do público;
  • Pode resultar em vendas adicionais;
  • Impulsiona a fidelização de clientes;
  • Resulta em uma ótima experiência ao consumidor.

Resolução de problemas 

Resolver os problemas dos clientes de forma rápida, ágil e eficaz é essencial para garantir a satisfação. Para isso, mantenha sua equipe previamente preparada para atender as demandas das vendas, assim como disponibilizar  canais de comunicação acessíveis para esclarecer dúvidas e fornecer suporte. Além disso, implemente um FAQ no seu e-commerce, ele oferece respostas rápidas e ajuda os clientes a encontrar soluções de maneira eficaz. 

Logística e Entrega Eficiente

Uma logística eficiente é fundamental para atender à alta demanda durante picos de vendas, possibilitando até mesmo a oferta de frete grátis. Investir em envio rápido e seguro, como o envio expresso, melhora a satisfação do cliente e impulsiona as vendas. Já os serviços de envio personalizados podem te ajudar a ter mais tempo para planejar, o que otimiza sua rotina de empreendimento. Garantir que o processo de transporte seja otimizado e eficaz é fundamental para o sucesso durante os períodos de alto volume de vendas. 

Conheça as soluções da Loggi para você lucrar mais no Dia do Consumidor

Que tal começar a planejar as entregas do Dia do Consumidor em 2024 com a gente? Nossa entrega acontece em todo território brasileiro, e você tem diversas opções de envio para automatizar a rotina do seu negócio.

  • Loggi Expresso: com esse serviço você garante vendas de última hora com entregas no mesmo dia.
  • Loggi Fácil: quer ter mais tempo no seu dia a dia? Com o Loggi Fácil, você agenda a coleta do seu pacote e a gente vai até o endereço indicado fazer a coleta.
  • Envio pelos Correios: Este serviço permite envios para qualquer lugar do país, com até 55% de desconto via PAC ou SEDEX.

Descubra um novo jeito de fazer envios.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: