Início / Empreendedorismo

Afinal, o que vender na internet? Veja 7 sugestões

Existem diversas opções para quem deseja aproveitar a internet para vender mais. Confira algumas sugestões
Afinal, o que vender na internet? Veja 7 sugestões

É comum que muitas pessoas que começaram ou querem entrar para o universo do empreendedorismo fiquem em dúvida sobre o que vender na internet, já que o meio digital pode ser uma ótima oportunidade para faturar com vendas de produtos diversos.

São vários mercados que podem aproveitar todos os benefícios do comércio eletrônico, mas é preciso ter foco e escolher, ao menos no começo da atividade comercial, um único tipo de mercadoria e, ao longo do tempo e do sucesso do negócio, expandir o catálogo.

Hoje em dia, é cada vez mais fácil vender pela internet com o uso de ferramentas digitais, redes sociais e plataformas de e-commerce, que são grandes aliadas de quem possui ou pretende criar uma loja virtual.

Porém, é fundamental escolher bem quais serão os produtos que a sua empresa deseja comercializar pela internet. Confira algumas dicas que podem ajudar a escolher o que vender no comércio eletrônico.

Por que começar a vender pela internet?

Motivos não faltam para iniciar as vendas pela internet, já que esse meio está cada vez mais presente na vida das pessoas e traz mais praticidade, agilidade e segurança, tanto para quem comercializa, quanto para quem compra.

Um levantamento da empresa Opinion Box mostra que, entre 2020 e 2021, a frequência de compras feitas pela internet cresceu 71%. Além disso, 49% das pessoas pesquisadas pensam em usar o comércio eletrônico ainda mais. Por fim, entre 2019 e 2021, 37% das pessoas entrevistadas para o estudo passaram a usar o e-commerce.

Tudo isso indica que pode valer a pena para o seu negócio usar a internet para alcançar mais clientes, pois o público brasileiro tem comprado cada vez mais de empresas que usam páginas e outros recursos disponíveis no meio digital.

A partir disso, é hora de escolher o que a sua empresa pode comercializar pela internet. Com tantas opções disponíveis no mercado, é essencial selecionar aquela que mais combina com a sua empresa e, também, que tem chances de ser comprada pelo seu público-alvo.

7 sugestões para vender na internet

Uma mulher negra, de camisa azul e calca jeans embala um tênis bege em uma caixa. Ao lado dela, um homem de cabelos brancos, camisa azul clara, segura um notebook e dá instruções à ela. Eles representam a ideia de o que vender na internet e como fazer isso.
Legenda da foto: 7 sugestões para vender na internet. Créditos: Adobe Stock

Atualmente, existe uma infinidade de produtos que podem ser vendidos pela internet. Além de entender qual é a mercadoria que a sua empresa pode produzir, é bom considerar os produtos mais comercializados na internet e que, por isso, tendem a ser mais buscados pelas pessoas. Confira uma lista com 7 sugestões.

Artesanato
Artesanato
Produtos artesanais são uma opção para quem tem talento com ilustrações, pinturas, esculturas, por exemplo. Vale lembrar que, no caso de objetos frágeis ou que exigem mais cuidados durante o transporte, é fundamental escolher um bom serviço de logística que tome as precauções para que a entrega dos produtos artesanais ocorra sem extravios ou prejuízos com danos.
Produtos para festas
Produtos para festas
Artigos para festa também são uma opção para quem deseja vender pela internet. Afinal, dá para comercializar de produtos que podem ser usados festas, até mercadorias temáticas para aniversários e outras situações. Festas infantis, celebrações de empresas, aniversários de 15 anos e várias outras comemorações podem ser oportunidades para a sua empresa vender esses produtos.
Livros
Livros
Livros também são opções de venda pela internet e você pode focar em gêneros ou temas específicos, e você também pode escolher entre vender livros novos ou usados. Além de estar no top 20 de produtos mais vendidos pela internet, o valor médio das vendas de livros é de R$ 133,00, segundo estudo da Nuvemshop.
Produtos de nicho
Produtos de nicho
Um estudo do Sebrae mencionado pelo site EXAME indica que existem mais de 50 nichos para micro e pequenas empresas investirem no comércio eletrônico. São áreas como fantasias para festas, esportes, cerveja, roupas, itens de cozinha e outros diversos. A instituição recomenda a quem pretende empreender em produtos de nicho analisar a concorrência, entender se o mercado tem potencial para ser lucrativo, se é fácil usar os meios digitais para divulgar produtos e realizar testes de comunicação e marketing para entender a aderência aos produtos que você quer vender.
Embalagens
Embalagens
Embalagens são outra opção para vender pela internet, afinal elas estão presentes nos mais diversos aspectos relacionados à compra e venda de produtos. Dá para vender tanto para outras lojas que utilizam embalagens para comercializar mercadorias até para pessoas que querem embalar presentes, por exemplo. Além de vender por atacado ou varejo, é possível pensar em embalagens temáticas ou personalizadas, o que pode agregar valor ao produto e, com isso, melhorar o retorno financeiro obtido em cada venda.
Eletrônicos
Eletrônicos
Os eletrônicos são outra opção de produtos para vender pela internet. É possível comercializar itens como celulares, notebooks e outros eletroeletrônicos, mas também vender itens relacionados, como cabos, carregadores, capas, películas, por exemplo. Ainda existe a possibilidade de se especializar em uma determinada fabricante ou tipo de produto, que ainda pode ser personalizado para que tenha mais valor agregado.
Brinquedos
Brinquedos
Brinquedos são uma boa opção para vender online pois podem ser comercializados em diversas datas, como Natal, Dia das Crianças e aniversários. Logo, durante o ano inteiro é possível vender esses itens. Também é possível se especializar em um determinado nicho, como brinquedos educativos, ou vender brinquedos artesanais, por exemplo.

Quem quer vender pela internet deve contar com a parceria de uma empresa de logística que vai fazer os produtos chegarem às mãos dos clientes de forma eficiente, com todo o cuidado necessário. Entenda como a Loggi pode ajudar o seu negócio.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: