Início / E-commerce

E-commerce: 5 dicas sobre como fotografar produtos

Na imagem, uma mulher negra, empreendedora, está em uma loja de flores. O foco da imagem está na mulher que usa seu celular para tirar a foto de uma de suas plantas. Um exemplo de como fotografar produtos para o e-commerce.

Ao visitar o um e-commerce as pessoas que consomem precisam ter uma boa visualização dos produtos e suas disposições, por isso, garantir uma boa fotografia dos seus produtos pode ser elemento chave para garantir uma venda. Nesse sentido, é relevante saber como tirar boas fotos e, de fato, ampliar a qualidade da disposição do seu site. Assim, entenda como utilizar as ferramentas que você já têm para aprimorar a apresentação dos seus produtos. 

Como fotografar produtos: Destaque os detalhes e a qualidade

Quando fazemos compras online, uma das principais limitações que enfrentamos é a incapacidade de ver, tocar ou experimentar os produtos fisicamente, e é nesse ponto que as fotos desempenham um papel crucial. Ao oferecer imagens de alta qualidade, com detalhes precisos e representações precisas, você supera essa limitação e fornecer ao público uma experiência de compra mais satisfatória.

Neste artigo, vamos compartilhar com você a importância de usar fotos em seu e-commerce e como isso pode impactar a decisão de compra dos consumidores.

  • Transmita confiança e credibilidade: Fotos bem-feitas e detalhadas mostram que o e-commerce se preocupa em apresentar seus produtos da melhor maneira possível, o que sugere um compromisso com a qualidade e profissionalismo. Quando as pessoas confiam nas imagens que veem, elas têm mais confiança em adquirir um produto.
  • Amplie a percepção do produto: Os detalhes visíveis nas fotos podem mostrar características específicas, materiais utilizados, tamanho, cores e outros aspectos importantes na percepção de quem consome. Essas informações ajudam os clientes a avaliar se o produto atende às suas necessidades e expectativas.
  • Melhore a experiência do cliente: Imagens bem-iluminadas, nítidas e em diferentes ângulos permitem que os consumidores visualizem os produtos de forma mais realista e se imaginem utilizando-os. Isso ajuda a criar uma conexão emocional com o produto e a aumentar o engajamento do cliente.
  • Crie diferenciação e vantagem competitiva: em um mercado online altamente competitivo, a qualidade das fotos dos produtos pode ser um fator decisivo para atrair e conquistar clientes. Ao investir em imagens de alta qualidade, é possível passar à frente em relação à concorrência – principalmente se você usa um marketplace, já que fotos atrativas e realistas destacam-se no site, chamando a atenção dos clientes e incentivando-os a explorar mais.

Como fotografar produtos: evite a percepção negativa dos clientes.

Uma mulher negra, com óculos e cabelos com dreads, veste uma blusa preta e calça marrom. Sentada numa mesa de madeira com diversas fotografias de modelos, um notebook e caneta, ela observa na câmera que segura, a foto que tirou recentemente.

Em um mercado online cada vez mais competitivo, a percepção dos consumidores desempenha um papel crucial na decisão de compra. Quando o público consumidor entra em um site de e-commerce e não consegue identificar claramente os produtos que estão sendo vendidos, isso pode resultar em uma percepção negativa da marca e na perda de potenciais vendas.

A seguir, discutiremos a importância de identificar os produtos que você vende em seu site e como tirar fotos de qualidade para proporcionar aos clientes uma experiência de compra mais positiva e satisfatória.

  • Clareza na identificação: ao entrar em um site de e-commerce, os clientes esperam encontrar informações claras sobre os produtos que estão sendo oferecidos. Assim é essencial que as páginas desses itens identifiquem claramente o que está sendo vendido, por meio de descrições precisas, meios de uso, materiais utilizados e imagens que representem o produto na vida real. Quando os clientes não conseguem identificar facilmente os produtos, isso gera frustração e pode resultar em abandono do site em busca de uma alternativa mais clara e confiável.
  • Uso do imaginário coletivo: como dito anteriormente, as vendas online não possuem o agregado toque e teste de uso, assim, é por meio das imagens que as pessoas que consomem podem imaginar se aquele item é o que elas realmente desejam, seja na cor, textura ou modelo. Um ponto importante na hora de fotografar produtos é entender o que ele exige. Uma bolsa ou sapato precisa de fotos que representem seu tamanho e exemplos de uso. Já uma mochila de trilha precisa mostrar seus compartimentos, travas de segurança e um contexto sobre o que cabe dentro dela.

Como fotografar produtos: aproveite os diferenciais do seu celular

Com a crescente do comércio digital, é essencial que as imagens dos produtos sejam atraentes, nítidas e profissionais para conquistar a confiança dos clientes e impulsionar as vendas. Mas nem sempre as pessoas que empreendem contam com câmeras e outros elementos profissionais para criar materiais de impacto. A boa notícia é que  o seu celular pode ser um aliado nesses momentos, e a seguir, vamos compartilhar com você algumas dicas para fotografar produtos de forma profissional.

  • Valorize o produto: o cenário que compõe a foto contribuem para chamar a atenção do público, mas caso você não tenha elementos que possam contribuir com sua criação, opte por um fundo de cor – pode ser até feito com cartolina. Dessa forma você dá destaque ao item que está vendendo, sem gastar muito.
  • Tenha um bom editor de fotos: Para além dos ângulos, o contraste e iluminação são os elementos que vão deixar suas fotos mais profissionais, e você pode conseguir isso com aplicativos gratuitos e simples de utilizar, como o VSCO, o Fator e o Canva – sendo que este pode te ajudar não apenas com as fotos do produto, mas também com a identidade visual da sua marca.
  • Evite usar filtros: na hora de fotografar seus produtos é importante manter as imagens o mais natural possível, e os filtros – principalmente os que modificam muito a identidade das fotos – podem gerar impacto negativo na experiência de quem compra.
  • Dê atenção para a iluminação: dar visibilidade para iluminações naturais e que combinem com a identidade da marca e o visual do produto serão de suma importância para as fotos do produto. Assim, pense bem nas referências visuais e em como você gostaria que o produto final ficasse disposto no site. Com esse planejamento você pode se planejar para comprar materiais que possam valorizar ainda mais o que você cria, como luzes de led, uma ring light ou uma soft box. 

Uma vez que as fotos chamem a atenção de quem acessa seu e-commerce, é hora de garantir que as entregas sejam feitas no melhor tempo. E para isso, você precisa contar com um serviço logístico que sua empresa, independentemente de onde você esteja.

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: