Quem trabalha com varejo e vendas sabe que novembro é um mês muito importante, graças à Black Friday. Criada nos EUA, essa data começou a ser adotada aqui no Brasil no começo da década de 2010 e hoje já faz parte da expectativa das pessoas na hora de programar suas compras.
Em 2023, não vai ser diferente: por reunir promoções e descontos especiais, a Black Friday já está na mira de consumidores e consumidoras em todo o Brasil. E essa expectativa é uma ótima forma de preparar sua loja para atender às demandas das pessoas, sabia?
Por conta disso, nesse texto vamos te dar uma pequena ajuda, e reunir algumas das principais informações coletadas por pesquisas feitas com quem pretende comprar na Black Friday 2023.
Nas próximas linhas, você vai saber quanto as pessoas pretendem gastar, em que setores e até mesmo quais serão as formas de pagamento preferidas. Todas essas informações são valiosíssimas para você ter sua loja funcionando como um reloginho na hora H. Vamos lá?
Em 2023, a expectativa para as pessoas com a Black Friday está em alta: segundo pesquisa feita pela Globo e pela consultoria PiniOn, 62% das pessoas das classes AB pretendem fazer compras na data de novembro. É um indicador bastante relevante.
Além disso, vale lembrar que a intenção de compra na Black Friday costuma aumentar nos meses mais próximos à data. Não é à toa: quanto mais perto da promoção, maior é a percepção das pessoas sobre a necessidade ou desejo de comprar um item específico.
No entanto, vale lembrar: consumidores são sensíveis à preço, e na Black Friday não é diferente – segundo o levantamento da PiniOn, 81% das pessoas afirmaram que precisam pesquisar bastante para encontrar bons preços.
Se você conseguir encurtar o caminho das pessoas até boas ofertas, poderá se destacar – e por isso pode valer a pena investir em campanhas de divulgação antecipada e em redes sociais para chamar a atenção para seus descontos e promoções na Black Friday 2023.
Saber quanto cada cliente vai gastar na Black Friday é outra informação importante para você preparar sua loja – afinal de contas, é importante entender quanto você pode ganhar na data e até mesmo pensar em táticas para incentivar as pessoas a gastarem um pouco mais com você. Aqui tem algumas dicas sobre isso, inclusive.
Em um relatório feito recentemente, a Olist apontou que a maioria dos brasileiros está pensando em gastar mais de R$ 500 durante a Black Friday 2023 – 21,9% das pessoas, por exemplo, imagina que vai gastar mais de R$ 1 mil nessa data.
Além disso, vale a pena considerar que 14% das pessoas ainda não definiu quanto pretende gastar na Black Friday 2023, o que é uma ótima oportunidade para mostrar produtos e conquistar novos clientes.
Tradicionalmente, categorias como smartphones, eletrônicos, eletrodomésticos e itens de informática costumam se destacar na preferência dos consumidores durante a Black Friday. Quem vende produtos desses setores já sai ganhando na mente dos clientes.
No entanto, em 2023 a expectativa dos consumidores no que diz respeito a categorias de compras vai um pouco além desses itens: segundo a pesquisa da PiniOn, os smartphones seguem liderando a atenção de consumidores, com 24% das pessoas afirmando que possivelmente comprariam um celular na Black Friday 2023.
Enquanto isso, outras categorias que aparecem com destaque são:
Se sua loja vende algum desses itens, vale a pena começar a se planejar. No entanto, se você vende outros tipos de produto, nada de desanimar: a Black Friday é grande o suficiente para todo tipo de venda!
Como uma data comum a todo o varejo, a Black Friday pode ser utilizada por qualquer tipo de loja. No entanto, alguns tipos de estabelecimentos costumam ter resultados melhores do que outros – e parte disso pode se dever justamente à preferência das pessoas em um ou outro jeito de comprar.
A pesquisa da Olist sobre a Black Friday 2023, por exemplo, demonstrou que 44,7% das pessoas prefere comprar por meio de grandes sites, os chamados marketplaces – possivelmente por contarem com uma estrutura de atendimento mais robusta, caso aconteça algum problema com as compras. Outros 22% preferem comprar em lojas físicas, o que pode estar relacionado com a busca do cliente de ter certeza do que está comprando.
Se você vende em redes sociais, saiba que 9,3% de quem participou da pesquisa prefere comprar essa forma, enquanto 20,5% pretende fazer compras em lojas virtuais das marcas favoritas. Se seu negócio se enquadra em uma dessas possibilidades, vale a pena pensar em maneiras criativas para aumentar a confiança das pessoas nos seus produtos, ou buscar outros atrativos para chamar a atenção.
Como comerciante, provavelmente você já aprendeu que são muitos os fatores que influenciam a compra de alguém. Em datas de promoção, porém, esses fatores mudam: segundo a pesquisa da Olist, praticamente dois terços de consumidores (63,5%) vão olhar para o preço na hora de decidir se adquirem ou não um produto.
No entanto, vale a pena ficar de olho em outros fatores relevantes no momento da compra: na Black Friday, pessoas também apontaram a porcentagem de desconto (10%), o frete (8%) e a qualidade do produto (8,3%) como aspectos a serem considerados antes de fazer o pagamento.
Assim, é importante prestar atenção nesses aspectos na hora de preparar suas campanhas de Black Friday – e saiba que se você precisa de ajuda com frete, pode contar com o apoio da Loggi.
Conhecida por ser uma data vantajosa para muitas pessoas, a Black Friday costuma envolver uma grande preparação. Há até quem comece a pesquisar os produtos para comprar na data de novembro com meses de antecedência.
Segundo o levantamento da PiniOn, 26% do público costuma começar suas pesquisas pelo menos 3 meses antes das promoções – uma informação importante para se levar em consideração na hora de pensar no conteúdo das suas redes sociais, por exemplo.
Enquanto isso, outros 34% costumam iniciar suas pesquisas entre duas a quatro semanas antes da Black Friday – uma boa dica para que você intensifique sua divulgação sobre produtos, serviços e promoções entre o final de outubro e o começo de novembro.
Tão importante quanto saber o período em que as pessoas pesquisam produtos para a Black Friday é saber onde exatamente elas pesquisam as ofertas. É nesses canais que você precisa estar, a fim de começar uma conversa com clientes e chamar a atenção para o que deseja vender.
Entre os locais mais citados no levantamento da PiniOn, estão:
Por fim, mas não menos importante, também é bom saber como as pessoas preferem pagar pelas compras que pretendem fazer na Black Friday.
Às vezes, não ter a forma de pagamento favorita de um cliente ou uma consumidora é a receita do fracasso para perder uma venda. Além disso, cuidar bem dos meios de pagamento, evitando erros e obstáculos, é uma forma de gerar uma boa experiência para as pessoas.
Como boa parte das vendas na Black Friday costuma ser realizada pela internet, o cartão de crédito costuma aparecer como principal meio de pagamento citado pelas pessoas – 6 em cada 10 participantes da pesquisa da PiniOn afirmaram que pretendem usar o cartão na Black Friday 2023.
Entre as razões para isso, além da segurança, estão a possibilidade de parcelamento e o cashback. Outros formatos de pagamento bastante citados incluem o PIX, lembrado por 38% das pessoas, cartão de débito (22%) e dinheiro (15%).
Aqui na Loggi, preparamos um texto especial para ajudar você a lidar com meios de pagamento durante a Black Friday. Leia aqui!
Como você pode imaginar, ter informações sobre seus clientes e o que as pessoas desejam para a Black Friday 2023 é uma ótima forma de se preparar para a data de novembro.
No entanto, os preparativos não param por aqui. Existe uma série de outras atividades que vale a pena fazer para se dar bem na Black Friday. Aqui abaixo há uma lista cheia de itens, que você pode adotar como um manual de preparativos para a maior data do e-commerce no Brasil:
Ah, e claro: não deixe de pensar na logística, uma parte importante para a decisão de compra e a experiência pós-venda dos seus clientes. Saiba que a Loggi está aqui para te ajudar. Afinal de contas, estamos em 100% do território brasileiro e fazemos entregas para autônomos, MEIs, PMEs e empresas de pequeno porte. Seja qual for a sua necessidade, existe uma solução perfeita para você.