Início / E-commerce

Como criar um serviço de assinatura para loja virtual

homem_segurando_caixas

Saiba como impulsionar suas vendas começando a implementar um serviço de assinatura para loja virtual

O serviço de assinatura é uma maneira de fidelizar os clientes e garantir vendas todos os meses. Pode ser feito como forma de reabastecimento de produtos ou serviços que deverão ser consumidos novamente em um certo período, ou então como maneira de curadoria e de divulgação do que há de novo no seu segmento para os clientes. Continue a leitura para entender como começar a implementar essa alternativa para cativar o seu público.

O que considerar na hora de criar um serviço de assinatura para o seu E-commerce?

Entenda como o seu segmento pode se aplicar ao serviço de assinatura

É preciso analisar os produtos disponíveis na sua loja online e decidir quais deles fazem sentido serem disponibilizados em um serviço de assinatura. Um exemplo são sacos de lixo, comprados sempre após um certo tempo, ou produtos de autocuidado, que sempre tem inovações no mercado e opções para testar. Ou seja: aqueles produtos que trazem alguma novidade para o cliente ou que representam uma função importante e precisam ser repostos como em um estoque, são as melhores alternativas para estar inclusos em um plano de assinatura. 

Também é importante avaliar qual o diferencial que assinar o serviço de assinatura trará para o cliente: será a praticidade de não ter que voltar para o site toda a vez que o produto estiver em falta dentro de casa? Ou então uma seleção de novidades e artigos personalizados que tornam a experiência do unboxing (receber e desembalar o produto) mais entusiasmante? Pode também ser o preço mais atraente por conta de uma economia de frete ou de compra em mais quantidade. Analise quais vantagens o seu público-alvo poderia buscar em um plano de assinatura e ajuste as expectativas dele para a realidade da sua loja virtual. 

Para estabelecer um sistema de assinatura em sua loja, é necessário utilizar uma plataforma de comércio eletrônico que ofereça essa funcionalidade e permita que os clientes personalizem as opções de acordo com suas necessidades individuais. Isso inclui a capacidade de ajustar a frequência do serviço, modificar os prazos de entrega, editar a data de cobrança, alterar o método de pagamento, atualizar os endereços de entrega, pausar ou cancelar a assinatura, adicionar ou remover produtos, e outras opções disponíveis.

Pense na logística do seu serviço de assinatura no E-commerce

Nos casos de curadoria, por exemplo, é importante que não exista atraso em uma entrega em relação aos outros clientes, pois isso pode causar frustração no consumidor e estragar o elemento surpresa que muitas dessas entregas proporcionam. Já no caso dos serviços de assinatura por reabastecimento de produtos, é importante que tudo chegue em um estado perfeito, além de dentro do prazo estipulado, visto que se trata de um produto que faz falta no dia a dia do seu cliente. 

Para garantir uma logística segura e dentro do prazo, uma alternativa que garante a seguridade do seu produto é manter uma parceria com uma empresa de confiança. A Loggi está preparada para te ajudar nesse momento! 

Invista na experiência do cliente

Parte da diferenciação que um serviço de assinatura propõe é uma experiência personalizada para o cliente. Ou seja, é interessante investir em uma embalagem especial, uma carta que humanize a empresa e contextualize o cliente sobre o que ele está recebendo e vantagens para garantir que as expectativas do cliente sejam superadas e que os serviços de assinatura sejam conservados dentro da loja virtual. Um exemplo de benefício que você pode oferecer para quem fizer parte do serviço de assinatura são cupons de desconto. 

Fazer com que o cliente se sinta especial e cuidado pela empresa pode ser aquilo que distingue a marca e faz ela se destacar no mercado. Por isso, é importante usar as redes sociais para interagir com o público e como espaço de feedbacks e visualização de produtos, para atrair pessoas novas que se interessem pela proposta da marca.

Em Conclusão:

Os serviços de assinatura estão transformando a forma que as empresas de e-commerce alcançam e fidelizam os clientes. Isso porque essa abordagem oferece vantagens tanto para os consumidores, que desfrutam de produtos personalizados e entregas convenientes, quanto para as empresas, que se diferenciam no mercado, criam uma relação duradoura com o consumidor e impulsionam as vendas. Sabendo implementar essa estratégia e conhecendo o seu público, certamente o impacto dos serviços de assinatura para loja virtual será beneficial e lucrativo para a empresa.

Precisa resolver a logística do seu e-commerce?

Loggi
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
Compartilhar: